Pode beber chá de aroeira? Entenda os cuidados indispensáveis no consumo

Quem já tem o costume de beber chás no dia a dia, sabe da diferença que eles podem fazer na nossa saúde. O chá de aroeira, por exemplo, contém propriedades muito interessantes. Entretanto, assim como é para todo chá, é preciso conhecer essas propriedades antes de realmente experimentá-lo. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se pode beber chá de aroeira, ou se isso pode ser prejudicial para a saúde.

De antemão, cada chá possui as suas particularidades. Elas determinam como eles devem ser consumidos para que não causem nenhum tipo de malefício. Inclusive, por incrível que pareça, existem chás que o consumo oral pode ser prejudicial. Sendo assim, entender se pode beber chá de aroeira acaba sendo uma questão segurança.

Principais aplicações do chá de aroeira

Quando comparado à outros, o chá de aroeira se destaca pela sua capacidade de tratar problemas de saúde. Ele pode ser empregado para tratar problemas gástricos, como azia, gastrite e úlceras, doenças inflamatórias, como a artrite e bronquite, infecções, diarreia e outros. Ou seja, de maneira geral, o chá de aroeira é basicamente um remédio caseiro bastante potente e versátil.

Mas como ele consegue ser tão benéfico assim? Bem, assim como outros chás, o de aroeira é rico em diversas propriedades diferentes, as quais são muito bem aproveitadas pelo organismo. Dentre as principais propriedades dele, algumas delas são:

  • Adstringente
  • Antioxidante
  • Diurética
  • Anti-inflamatória
  • Cicatrizante
  • Antifúngica
  • Balsâmica
  • Antimicrobiana
  • Tônica

Leia mais: Pode beber chá de arnica? Saiba qual o jeito certo de usar

Quem pode beber chá de aroeira com segurança?

Conforme fora dito, as características de cada chá determinam como o consumo dele precisa ser. A partir disso, não é todo mundo que pode beber chá de aroeira. Por exemplo, ele é contraindicado para pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais. Ademais, para garantir a segurança, o chá também não é recomendado para crianças pequenas, ou para mulheres gestantes.

Sob o mesmo ponto de vista, também não se pode beber chá de aroeira em grandes quantidades. Caso contrário, ele pode provocar fortes diarreias, que por sua vez levam à desidratação se não forem devidamente tratadas. Sendo assim, procure consumir um máximo de 3 colheres de sopa por dia, ou aproveite ele para fazer compressas. Tomando esses cuidados, o uso da aroeira costuma ser bastante seguro.

Passo a passo para preparar o chá em casa 

Por fim, agora que você conhece as propriedades do chá de aroeira e os cuidados que ele necessita, resta apenas aprender a fazê-lo. No caso, o pó de aroeira pode ser encontrado em lojas especializadas em ervas, e a quantidade ideal para o chá são 100g. Dito isso, confira a seguir o modo de preparo:

  1. Primeiramente, em uma panela sob o fogo alto, adicione um litro de água.
  2. Quando a água estiver fervendo, já pode desligar o fogo.
  3. Acrescente o pó de aroeira na água quente e misture com uma colher.
  4. Por fim, quando a mistura estiver homogênea, o chá já estará pronto.

Leia mais: Qual o melhor chá para baixar a diabetes? Escolha a melhor opção

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915