O chá de alecrim faz mal para os rins? Entenda os cuidados agora mesmo!

Entenda se o chá de alecrim pode ser prejudicial para a saúde dos rins ou não

Quem conhece o chá de alecrim sabe das maravilhas que ele pode fazer para a saúde. Por outro lado, quem não está acostumado com o consumo dele ou de outros chás, precisa ter cuidado ao consumir. Muitos dizem que o chá de alecrim faz mal para os rins, mas os cuidados não param por aí. Portanto o SaúdeLab vai te apresentar os benefícios e malefícios dele, e dizer se é verdade mesmo que o chá de alecrim faz mal para os rins.

A princípio, todo tipos de chá possui alguma aplicação para a saúde. Não é a toa que a grande maioria das ervas usadas no preparo deles são consideradas medicinais. Mas conhecer as propriedades e efeitos de cada chá antes de começar a consumi-los é indispensável para que a segurança possa ser garantida.

Principais propriedades do chá de alecrim

A primeira propriedades do chá de alecrim que vale ser observada é a sua ação carminativa. Ela favorece a eliminação de gases do nosso organismo. Ademais, o chá também reduz alguns dos movimentos dos músculos viscerais. A junção dessas duas propriedades faz com que a bebida seja muito útil para tratar cólicas abdominais e menstruais, e reduzir os gases e flatulências no geral.

O chá de alecrim também é empregado para melhorar a digestão, visto que ele trabalha a favor da secreção da bile. Mas graças a presença de antioxidantes, o chá acaba melhorando a nossa saúde como um todo, através do combate dos radicais livres. Por fim, também vale mencionar que possui ação diurética, promovendo a saúde do sistema renal, e pode estimular a circulação dos vasos sanguíneos.

Mas então, o chá de alecrim faz mal para os rins?

Infelizmente, apesar dos inúmeros benefícios que o chá de alecrim oferece, ele de fato pode ser prejudicial para os rins. Nesses casos, os danos ao órgão podem variar bastante, podendo até mesmo levar a inflamações ao longo prazo. Mas de qualquer forma, é importante que o consumo do chá seja feito sob a orientação de um médico ou profissional de saúde especializado. Assim você pode evitar quaisquer problemas renais.

Por outro lado, é preciso salientar que o chá de alecrim faz mal aos rins apenas se você estiver consumindo de forma errada, especificamente na quantidade errada. Os danos renais só acontecem em casos em que o chá está sendo consumido exageradamente, Portanto, se você manter um consumo moderado, você muito provavelmente não terá com o que se preocupar.

O chá pode causar algum outro tipo de malefício para a saúde?

Tanto pessoas diabéticas quanto hipertensas precisam ter mais cuidado ao consumir o chá de alecrim, mas apenas porque elas possuem algumas limitações dietéticas. Ademais, o chá também deve ser evitado a noite, pois pode acabar desregulando o sono. Fora isso, o chá de continua sendo um problema somente se consumido em excesso. No caso, grandes quantidades da bebida podem causar vômitos, náuseas e outros problemas gastrointestinais, além claro dos problemas renais.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação