Melancia é remoso? Entenda se piora a inflamação

Será que a melancia é remoso? Existem muita características da melancia que fazem dela uma fruta única. Sua aparência, tamanho, textura, sabor e, principalmente, as suas propriedades.

Infelizmente, nem todo mundo é familiarizado com essa última, fazendo com que muitos fiquem na dúvida sobre os efeitos da fruta no nosso corpo.

Portanto venha com o SaúdeLAB, entenda se a melancia é remoso, e veja os benefícios e malefícios dela para a saúde.

Um grande problema dos alimentos remosos é que, além de serem bastante prejudicais, é difícil de identificar eles as vezes. Claro que existem alguns exemplos que são mais óbvios, mas alguns alimentos que são considerados benéficos para a nossa saúde também podem entrar na categoria de alimentos remosos.

Isso inclui até algumas frutas, o que contribui para o questionamento de se a melancia é remoso ou não.

O que define um alimento como remoso?

Obviamente não há como dizer se a melancia é remoso sem antes saber das características desse tipo de alimento. No caso, os alimentos remosos reúnem quaisquer comidas que possam ser inflamatórios para o organismo.

Por serem inflamatórios, eles podem causar desde problemas de cicatrização, até doenças inflamatórias variadas, como hepatite, gastrite e similares.

Dito isso, o potencial inflamatório de um alimento depende de sua composição nutricional. Existem alguns tipos de compostos que, quando em excesso, exercem esse efeito.

No caso, os principais são as gorduras, açúcares, óleos refinados e o sal. Por isso a grande maioria dos alimentos industrializados, processados, embutidos, fritos e similares são considerados alimentos remosos.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer melancia? Entenda se existem contraindicações

E a melancia é remoso, ou isso é apenas mito?

Não, a melancia não é remoso. A princípio, o que criou a crença de que a melancia é remoso, é que a fruta costuma ser responsabilizada por alguns prejuízos na cicatrização da pele. Mas na realidade, isso é mais um dizer popular do que um fato ou característica sobre a melancia.

Inclusive, acredita-se que algumas propriedades da melancia podem até mesmo favorecer a cicatrização de ferimentos na pele.

No caso, como todos nós sabemos, a melancia é muito rica em água, e por isso sua textura é tão única. Por causa disso, ela nos ajuda a manter a hidratação que precisamos.

E a hidratação por sua vez é um fator crucial para a manutenção da beleza e saúde da pele, incluindo a elasticidade e cicatrização dela. Portanto realmente não há como afirmar que a melancia é remoso.

Benefícios gerais da melancia para a saúde

Favorece a saúde renal: o fato da melancia ser rica em água contribui não só para a pele, mas também para os nossos rins. Consumir água regularmente exerce um efeito diurético no sistema renal, favorecendo o funcionamento e a manutenção da saúde dele.

Melhora o intestino: além de água, a melancia ainda contém fibras. A combinação desses dois compostos é excelente para o trânsito e saúde intestinal, e combate problemas como a constipação.

É um alimento leve: tendo em mente que boa parte da melancia é composta de água, e a outra poção são basicamente nutrientes saudáveis, a melancia acaba sendo um alimento muito leve e pouco calórico.

Cuida da saúde cerebral: outro composto interessante da melancia são seus antioxidantes. Eles combatem o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, e conservam nossa memória e cognição.

Leia mais: Caju é remoso? E o suco de caju? Você precisa saber disso

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915