Quem tem gastrite pode comer melancia? Entenda se existem contraindicações

Descubra se a melancia é uma boa opção de alimento para quem sofre de gastrite

Sem dúvidas, a gastrite é um dos problemas estomacais mais comuns. E ainda assim, não é todo mundo que está familiarizado com os alimentos que ajudam a tratar a condição, e os que acabam piorando ela. Consequentemente, acaba havendo muito receio no consumo de certos alimentos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem gastrite pode comer melancia, ou se há alguma contraindicação.

A princípio, a melancia é uma fruta no mínimo única. O tamanho, aparência e textura dela fazem com que ela seja inconfundível. E a melhor parte é que ela ainda é rica em muitas propriedades benéficas para a saúde. Entretanto, como a gastrite é uma condição que afeta o estômago, até alimentos considerados bons podem ser problemáticos.

O que costuma fazer mal para a gastrite?

De maneira geral, a gastrite é caracterizada por uma inflamação na mucosa do estômago. Ela costuma provocar bastante dor e desconforto, além de sintomas como azia, refluxo, náuseas e similares. Quanto as causas, as inflamações no estômago podem estar relacionadas à ação de microrganismos, de compostos inflamatórios, ou apenas à uma alimentação desequilibrada.

Quando a gastrite é causada ou agravada pela alimentação, existem diversas comidas que podem ser responsáveis por isso. Mas geralmente, alimentos difíceis de digerir ou que são ácidos favorecem a acidez do estômago, irritando a mucosa dele e piorando os sintomas da gastrite. O mesmo pode ser dito de alimentos inflamatórios, que é o caso dos alimentos remosos ricos em gorduras, açúcar, óleos refinados ou sal.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer pipoca? Evite os erros clássicos na alimentação

Quem tem gastrite pode comer melancia?

Agora que você conhece melhor as causas da gastrite, e os alimentos que dificultam o tratamento dela, será mais fácil de compreender se quem tem gastrite pode comer melancia. No caso, poucas frutas costumam ser prejudiciais para essa condição, visto que a grande maioria delas são muito nutritivas e leves. Dentre as exceções, estão a laranja, limão e outras frutas cítricas, que apesar de serem nutritivas, são consideradas ácidas.

Felizmente, a melancia é uma fruta bastante inofensiva para a gastrite, visto que é nutritiva e não tem caráter muito ácido. Inclusive, acredita-se que, por ser uma fonte de vitamina C, ela pode ajudar a tratar casos de gastrite que são causados por microrganismos. Ou seja, não só quem tem gastrite pode comer melancia sem problemas, como na realidade ela é uma grande aliada para a recuperação da doença.

Outros benefícios da melancia para a saúde

  • Aumenta a imunidade: além de combater a gastrite, a vitamina C também aumenta a eficiência das células de defesa que compõem o sistema imunológico, graças a sua ação antioxidante.
  • Combate a hipertensão: a melancia apresenta um composto denominado de citrulina. Indiretamente, ele favorece a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.
  • Mantém o corpo hidratado: não há como falar da melancia sem mencionar o fato de que ela é extremamente rica em água. Logo, ela ajuda a manter o organismo bem hidratado, e exerce um efeito diurético importante para combater a retenção de líquidos.
  • Favorece a saúde intestinal: juntamente com a água, as fibras da melancia melhoram muito o funcionamento do intestino, efeito que é especialmente vantajoso para quem sofre de constipação intestinal.

Leia mais: Abacate é proteína ou carboidrato? Conheça seus valores nutricionais

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação