Pode comer babosa crua? Saiba como fazer para aproveitá-la com segurança

De todos os produtos naturais para a beleza, poucos são tão conhecidos e benéficos quanto a babosa. Ela pode ser aproveitada das mais variadas formas, até mesmo pelo consumo oral. Contudo, muitas pessoas ficam receosas em fazer esse tipo de uso. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se pode comer babosa crua, e como fazer para aproveitá-la com segurança.

À primeira vista, a ideia de ingerir a babosa realmente pode parecer um pouco estranha. Afinal, estamos acostumados a ver ela em produtos para a pele e cabelo, e não como um alimento. Mas não podemos deixar de considerar o fato de que a babosa é um vegetal. E a principal forma de aproveitarmos os vegetais é o consumo oral. Então não há nada o que estranhar nessa ideia.

Pode comer babosa crua, ou é perigoso?

De antemão, o que faz a babosa ser tão boa para a pele e cabelos são seus compostos antibacterianos, antioxidantes, anti-inflamatórios e outros. Através dele, tanto a saúde quanto a aparência deles são promovidos. Contudo, o que precisamos levar em consideração é que compostos desse tipo também são necessários para a saúde do organismo como um todo. Por isso é preciso considerar se pode comer babosa crua ou não.

Sob esse ponto de vista, vale mencionar que a babosa apresenta nutrientes como a vitamina C, prebióticos e vitamina A. Todos eles podem ser encontrados em diversos alimentos com os quais estamos acostumados a comer, e são extremamente benéficos para nós. Então sim, por mais estranho que a ideia possa ser, pode comer babosa crua sem ter que se preocupar.

Como preparar a babosa para o consumo?

Primeiramente, não é porque pode comer babosa crua que o consumo dela pode ser feito de qualquer jeito. Quando se fala da babosa crua, estamos nos referindo ao gel cru dela. Isso porque a planta contém látex em sua composição, um componente que pode estar relacionado com problemas de saúde como o câncer. Portanto, confira o passo a passo a seguir para poder comer a babosa com segurança:

  1. Com as folhas da babosa em mãos, lave elas bem, seque-as e remova os seus espinhos.
  2. Feito isso, remova a base das folhas com uma faca e deixe-as dispostas na vertical. Dessa forma, o látex presente nas folhas poderá escorrer e ser eliminado.
  3. O látex tem uma aparência amarelada, portanto assim que ele tiver escorrido bem, corte as laterais da folha.
  4. Agora deite as folhas e remova um dos lados da casca dela, expondo o gel.
  5. Por fim, utilizando uma colher, extraia todo o gel, evitando que ele tenha contato com látex, e removendo quaisquer porções amareladas ou esverdeadas dele.
  6. Se quiser, você pode bater o gel com água, mel e limão para fazer um delicioso suco de babosa.

Principais benefícios do consumo oral da babosa

  • Aumenta a imunidade: a vitamina C, mencionada anteriormente, é um forte antioxidante. Juntamente com flavonoides e taninos da babosa, ela pode fortalecer as células de defesa do sistema imunológico.
  • Trata infecções: conforme fora dito, a babosa é antibacteriana. Portanto, o consumo dela consegue ajudar no combate de algumas infecções do organismo.
  • Melhora o funcionamento intestinal: por incrível que pareça, a babosa atua como um laxante no corpo, promovendo o trânsito intestinal e combatendo a prisão de ventre.
  • Regula o colesterol: por fim, os antioxidantes ainda empenham uma importante função para o sistema cardiovascular, que é impedir a oxidação de gorduras responsáveis por aumentar o colesterol.

Leia mais: A semolina tem glúten? Quais são as principais características dela?

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915