Tomar muita água faz mal para os rins? Qual é a quantidade diária ideal?

Todos nós sabemos da importância que a água tem na nossa saúde, e no funcionamento do nosso organismo. Não é a toa que sempre ouvimos falar da necessidade de uma boa hidratação diária. Contudo, o que preocupa algumas pessoas é se existe algum limite nisso. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se tomar muita água faz mal para os rins, e qual é a quantidade diária ideal.

Conforme fora dito, sabemos bem que a água é necessária para a nossa sobrevivência. Mas ao mesmo tempo, nem todo mundo consegue dizer qual é o porquê por trás dessa necessidade. Ou seja, não é todo mundo que conhece as funções que a água desempenha no corpo. E entender essa questão é algo indispensável para que saber o impacto que o excesso dela pode ter, em especial sob os rins.

As funções da água nas atividades do corpo

Primeiramente, precisamos ter sempre em mente que a água é um elemento básico não só da nossa sobrevivência, mas também da de qualquer outro ser vivo. Ela é um dos principais componentes das nossas células, e sem ela seria impossível a realização de qualquer atividade biológica, independente de qual seja o organismo.

Dito isso, se focarmos no corpo do ser humano, é possível perceber que a água exerce incontáveis funções para garantir o funcionamento constante dele. Dentre essas funções, algumas das principais e mais relevantes são:

  • Promoção de diversas reações químicas
  • Manutenção da boa forma e equilíbrio corporal
  • Transporte de compostos e nutrientes para garantir o metabolismo
  • Controle da temperatura corporal
  • Regula excreções, digestão de alimentos, e processos de absorção e assimilação.
  • Acomodação e proteção dos órgãos
  • Transporte de enzimas, hormônios e células que compõem o sangue
  • Garantia da lubrificação das articulações

Leia mais: Beber muita água de uma vez faz mal para saúde? Entenda os efeitos

Tomar muita água faz mal para os rins?

De maneira geral, a principal função dos nosso rins é filtrar toxinas e outras substâncias do corpo, as quais são eliminadas pela urina. A água por sua vez é o que garante o cumprimento dessa função, tanto que na falta dela, o órgão fica sobrecarregado e pode desenvolver diversos problemas. Entretanto, não há como afirmar que tomar muita água faz mal para os rins.

Em grandes quantidades, a água vai promover ainda mais o funcionamento dos rins, que precisa trabalhar para eliminar o excesso dela. Mas não é porque tomar muita água não faz mal para os rins que esse hábito seja saudável. Muito pelo contrário, muita água no corpo favorece demais a eliminação do sódio, que passa a ficar abaixo dos níveis mínimos. Isso causa a hiponatremia, condição metabólica caracterizada por sintomas como:

  • Câimbras
  • Dores de cabeça
  • Edemas pulmonares
  • Náuseas
  • Câimbras
  • Convulsões

Qual é a quantidade diária ideal de água?

Talvez você já tenha ouvido falar que precisamos ingerir cerca de 2 litros de água por dia. Mas existem algumas fontes que dizem que o ideal é 1,5 litro, enquanto outras apontam para 1,8 litro. Essa inconsistência se dá pelo fato de que a quantidade de água que devemos consumir diariamente varia de pessoa para pessoa.

Dependendo da condição de saúde, nossa necessidade de água por ser maior ou menor que o normal. Porém um dos fatores mais determinantes nessa questão é o nosso peso. Com isso, para determinar a quantidade de água diária ideal para você, preciso multiplicar o seu peso em quilos, por 35ml de água. Por exemplo, se você pesa 65kg, você deve consumir cerca de 2,275 litros de água por dia.

Leia mais: Quem faz hemodiálise pode beber água? Descubra agora mesmo!

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress