Romã é boa para garganta? Entenda melhor os benefícios da fruta exótica

A princípio, a romã é uma fruta um pouco menos acessível do que outras. Consequentemente, não é todo mundo que está familiarizado com as as propriedades dela, o que é uma pena, pois ela é uma fruta extremamente nutritiva e benéfica para a saúde. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, saiba se a romã é bom para garganta e conheça melhor os seus benefícios.

Poucas pessoas dão a devida atenção para a saúde da garganta. Por isso dores, infecções e inflamações acabam sendo problemas de garganta bastante comuns. Felizmente, existem muitos alimentos e receitas caseiras que ajudam a garantir a saúde dela. Contudo é preciso conhecê-los melhor antes de sair experimentando e testando.

Romã é bom para garganta mesmo?

É difícil encontrar alguém que nunca teve inflamação ou infecção de garganta. Diversos fatores podem causar essa condição, mas se tem algo que é constante em todo caso é que esse tipo de problema na garganta causa bastante dor e desconforto. Para combatê-los, existem diversos medicamentos. Mas por incrível que pareça, a romã é bom para garganta nesses casos.

Na composição da romã, é possível encontrar compostos antissépticos e anti-inflamatórios. Através deles, a romã é capaz de amenizar quase todo tipo de inflamação na garganta. Casos de amigdalite, faringite e laringite, por exemplo, podem ser combatidos através dessa fruta. Portanto não só a romã é bom para garganta, como também mantém ela muito bem protegida.

Leia mais: Como fazer suco de romã? Conheça os principais benefícios e cuidados

Outros benefícios da romã para a saúde

  • Prevenção de problemas cardiovasculares: conforme fora dito, a romã é bom para garganta por causa da sua ação anti-inflamatória. Porém esse efeito também beneficia muito o sistema cardiovascular, especificamente os níveis de colesterol, ainda mais se combinado com os compostos antioxidantes da fruta.
  • Cuida da saúde da pele: os antioxidantes da romã conseguem manter a pele protegida contra a ação de raios solares, impedindo o desenvolvimento de diversos problemas.
  • Aumenta a imunidade: acredita-se que o consumo da romã esteja associado com o fortalecimento do sistema imunológico e melhor funcionamento do mesmo.
  • Ajuda a controlar a diabetes: outra importante função dos compostos antioxidantes é garantir a saúde do pâncreas, o que por sua vez favorece um melhor controle dos níveis de glicose no sangue.

Outros produtos que ajudam a garganta

A romã está longe de ser o único alimento que promove a saúde da garganta. Propriedades anti-inflamatórias podem ser encontradas em diversos produtos naturais e misturas caseiras. Conhecê-los acaba sendo importante pelo fato de que a romã nem sempre é acessível. Logo, não dá para depender apenas dele nos momentos em que a garganta estiver mal. Sendo assim, confira a seguir alguns produtos e misturas que ajudam a manter a saúde dela:

  • Mel
  • Suco de toranja
  • Chá de barbatimão
  • Água com limão
  • Chá de semente de feno grego
  • Água morna com sal
  • Chá de gengibre
  • Hortelã com chocolate meio amargo

Por fim, vale salientar que se você estiver com algum problema na garganta, o primeiro passo é procurar o atendimento médico. Apenas a partir dele é possível diagnosticar e tratar a situação. A romã e todos os outros produtos citados devem servir apenas como tratamento complementar, não definitivo.

Leia mais: Inhame é anti-inflamatório? Descubra os benefícios para sua saúde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915