Chá de erva-cidreira é bom para pressão alta? Conheça seus verdadeiros efeitos

De antemão, o chá de erva-cidreira está entre os mais populares entre as pessoas. Além de saboroso, ele contém diversos efeitos benéficos para a nossa saúde. Um desses benefícios seria a redução da pressão arterial, porém é bom entender se a erva de fato tem essa propriedades ou não. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se o chá de erva-cidreira é bom para pressão alta e, se não, quais chás são.

Cada tipo de planta ou erva medicinal possui aplicações específicas. Se não soubermos quais são elas, ou como aproveitá-las corretamente, é possível que os efeitos que seriam benéficos se tornem prejudiciais. E com a erva-cidreira não é diferente, visto que ela também tem características e efeitos específicos.

O chá de erva-cidreira é bom para pressão alta?

Na composição da erva-cidreira, podemos encontrar algumas substâncias que exercem um efeito calmante no nosso organismo. A princípio, elas costumam serem associadas apenas ao combate do estresse, mas na prática elas também são proveitosas para a pressão arterial, especificamente para a redução dela. Então de fato o chá de erva-cidreira é bom para pressão alta.

Outro ponto importante nesse assunto são os óleos essenciais da erva-cidreira. Eles atuam sob os canais de cálcio, de forma a promover a dilatação dos vasos sanguíneos, reforçando a queda da pressão arterial. Ou seja, o chá de erva-cidreira é bom para pressão alta também graças a sua ação vasodilatadora. Inclusive a junção desses efeito promove a saúde do coração, pois ela reduz os nossos batimentos cardíacos.

Leia mais: Suco de Chuchu com Limão para Pressão Alta: saiba como fazer

Outros benefícios da erva-cidreira para a saúde

  • É antioxidante: a erva-cidreira é rica em diferentes compostos antioxidante. Através deles, é possível combate os radicais livres do organismo. E estes por sua vez seriam responsáveis por problemas como o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.
  • Promove o sono de qualidade: a ação calmante da erva-cidreira ajuda a garantir um sono de qualidade durante a noite, já que ela nos mantém mais relaxados e menos estressados.
  • Combate microrganismos: por incrível que pareça, alguns dos compostos fenólicos da erva-cidreira podem combater bactérias e fungos, prevenindo diversos tipos de infecções.
  • Ameniza a ansiedade: não é apenas o estresse que é combatido pela ação calmante da erva-cidreira. Se você sofre de ansiedade, os sintomas dela podem ser reduzidos através da planta.

Existem outras opções de chás para a pressão

Por fim, agora que você sabe que o chá de erva-cidreira é bom para pressão alta, vale a pena conhecer outras opções de mesmo efeito. Obviamente os chás nunca devem substituir nenhum tipo de tratamento para hipertensão. Mas não dá pra negar que o uso deles, quando sob supervisão médica, pode ajudar muito a reduzir a pressão arterial. Dito isso, se você tem pressão alta e não quer depender apenas da erva-cidreira, confira outras opções de chás:

  • Alho
  • Louro
  • Capim-limão
  • Camomila
  • Passiflora
  • Limão
  • Hibisco
  • Cavalinha

Leia mais: Quem tem pressão alta pode tomar chá de louro? Saiba agora seus efeitos

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915