Book Appointment Now
O que não pode comer quando se está com conjuntivite? Saiba mais sobre
A princípio, é difícil encontrar alguém que nunca tenha tido conjuntivite. Ela é um problema bastante recorrente, e que se torna muito incômodo se não for devidamente tratada. E um dos fatores que podem atrapalhar na recuperação é a nossa dieta. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e saiba mais sobre o que não pode comer quando se está com conjuntivite.
Pode parecer estranho pensar que nossas refeições sejam capazes de afetar a conjuntivite. Afinal, ela é uma condição que impacta a saúde dos olhos. Entretanto, existem muitos nutrientes que ajudam a conservar a nossa visão. Sem falar que o sistema imunológico também sofre influência direta da dieta. Ou seja, até doenças como a conjuntivite podem ser combatidas através de uma boa alimentação, ou favorecidas por uma péssima dieta.
O que é a conjuntivite de fato?
Primeiramente, é bom conhecer melhor a doença antes de saber o que não pode comer quando se está com conjuntivite. Conforme fora dito, ela é um problema que afeta os nossos olhos, especificamente e conjuntiva. Ela é uma membrana que reveste a porção interna das nossas pálpebras e a parte externa da esclera dos olhos. Ademais, a conjuntivite também costuma afetar ambos os olhos.
No caso, a doença se consiste em um tipo de inflamação. Geralmente é desencadeada por microrganismos, alergias ou contato com compostos irritantes. Quando é causada por microrganismos, ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra. Mas independente disso, ela não tende a ser perigosa, e sim bastante desconfortável. Seus principais sintomas coceira, inchaço, vermelhidão e secreções nos olhos.
O que não pode comer quando se está com conjuntivite?
Na grande maioria dos casos, a conjuntivite melhora com o passar do tempo, ou sob o uso de medicamentos como os colírios. Entretanto, a alimentação pode criar muitos obstáculos para isso, levando a questão de o que não pode comer quando se está com conjuntivite. E por ser uma doença inflamatória, quaisquer comidas que possuírem efeito inflamatório podem agravá-la.
Sob esse ponto de vista, os principais alimentos que devem ser evitados na conjuntivite são os remosos. Esse é o caso de toda comida rica em gorduras, açúcar, óleos refinados ou sal, que são compostos inflamatórios quando em excesso. Ou seja, em suma, fast foods, embutidos, frituras, industrializados, doces e similares tem o potencial de atrapalhar a recuperação da conjuntivite.
E quais alimentos são bons para conjuntivite?
Por fim, tão importante quanto saber o que não pode comer quando se está com conjuntivite, é conhecer os alimentos que são considerados aliados na recuperação dela. Fontes de vitaminas, anti-inflamatórios ou antioxidantes, comidas alcalinas e até algumas ervas medicinais são consideradas benéficas nesse aspecto. Portanto, se você estiver com conjuntivite, confira a seguir algumas boas opções de alimentos para incluir na sua rotina e acelerar a recuperação do problema:
Leia mais: