Pode usar o óleo de girassol para queimadura? Descubra se é mesmo uma boa opção

Atualmente, o óleo de girassol pode ser encontrado e aproveitado de diferentes formas. Inclusive ele está presente até mesmo em produtos para a pele, graças às propriedades benéficas que ele oferece para à saúde da mesma. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, e descubra se pode usar o óleo de girassol para queimadura, ou se ele não é uma boa opção.

De antemão, as queimaduras na pele podem ser um problema bem mais grave do que pensamos, mesmo que sejam apenas queimaduras causadas pelo Sol. Além de incômodas e dolorosas, elas podem evoluir para condições mais graves, especialmente se não forem devidamente remediadas através de produtos específicos. Resta saber se o óleo de girassol é um deles ou não.

É possível usar o óleo de girassol para queimadura?

Na maioria das vezes, as queimaduras na pele são consequência de atrito, exposição prolongada aos raios solares, ou contato com fogo ou superfícies muito quentes. Mas independente de qual seja a causa, as queimaduras podem ser consideradas um tipo de ferimento. Logo, o que ajuda a combater e amenizar elas são os processos naturais de cicatrização da nossa pele.

Sob esse ponto de vista, de fato podemos usar o óleo de girassol para queimadura. Isso porque ele é um produto rico em vitamina E. Quando no nosso organismo, ela exerce uma excelente ação anti-inflamatória. Graças a esse efeito, é possível favorecer a cicatrização da pele. Consequentemente, o óleo serve tanto para queimaduras quanto para outros tipos de ferimentos.

Tenha sempre cuidado ao empregar e aplicar o óleo de girassol

Conforme fora dito, existem múltiplas formas de aproveitar o óleo de girassol. Podemos encontrar ele na forma de cápsulas, cremes e pomadas para a pele, ou in natura. Obviamente que se você pretende usar o óleo de girassol para queimadura, o uso tópico dele diretamente sob a pele talvez seja o ideal. Mas antes de testá-lo dessa maneira, é melhor você procurar por um dermatologista, até mesmo para saber se a sua queimadura realmente pode ser tratada com esse produto. Isso porque dependendo da gravidade ele não é suficiente ou indicado.

Efeitos do óleo para além da saúde da pele

  • Regula os níveis de colesterol: a mesma vitamina E que promove a cicatrização das queimaduras também protege o sistema cardiovascular. Isso porque o seu consumo via oral ajuda a controlar o colesterol, ao inibir a oxidação de gorduras no corpo.
  • Mantém o cabelo e a pele hidratados: o óleo de girassol é um aliado tanto da saúde quanto da beleza da pele, graças a capacidade dele em hidratá-la. E o melhor é que esse efeito ainda pode ser aproveitado para os fios de cabelo.
  • Aumenta a imunidade: em conjunto com a vitamina E, o ômega 9 e 6 do óleo de girassol fortalecem consideravelmente o sistema imunológico, de forma a reforçar as proteções do nosso organismo.
  • É antioxidante: por fim, mas não menos importante, o óleo de girassol é um potente antioxidante. Consequentemente, ele é capaz de combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915