Babosa é boa para queimadura? Aprenda e evite complicações

Além de bastante dolorosas, queimaduras precisam de atenção e cuidados constantes

A princípio, a babosa é amplamente conhecida pelos seus benefícios para a beleza do cabelo e da pele. Contudo, as propriedades dessa planta se estendem para a nossa saúde, incluindo a da própria pele. Tanto que muitas pessoas dizem que a babosa trata até queimaduras. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se a babosa é boa para queimadura e fique por dentro de suas aplicações.

Dependendo da gravidades, as queimaduras podem ser algo bastante complicado de se cuidar. Felizmente, hoje em dia existem diversos medicamentos e produtos que ajudam a amenizar a aparência dela, favorecem a sua cicatrização e aliviam sintomas. Dentre esses produtos, muitos são naturais, mas é preciso tomar cuidado com o uso deles para que não acarrete em mais problemas.

Principais benefícios da babosa para a pele

Antes de falar se a babosa é boa para queimadura, vale a pena conferir algumas das ações benéficas que ela pode ter na nossa pele. Portanto, confira as principais a seguir:

  • Ameniza irritações: se sua pele estiver com coceira, ou se você sofre de dermatite, psoríase ou similar, saiba que a babosa ajuda a reduzir as irritações e inflamações causadas por essas condições.
  • Diminui as rugas: o colágeno é um composto imprescindível para a pele, pois ajuda a mantê-la devidamente firme e elástica. A babosa por sua vez estimula a produção dele, e com isso é possível reduzir as rugas do rosto.
  • Combate infecções: é possível encontrar compostos antimicrobianas na babosa. A partir deles, é possível usar a babosa para impedir e combater infecções na pele, o que é especialmente vantajoso em ferimentos.
  • Serve como esfoliante: por fim, a babosa também pode ser empregada como uma ótima base para esfoliantes, graças a sua capacidade de oxigenar e hidratar as células profundas da pele.

Leia mais: Babosa é bom para hemorroida? Saiba os cuidados ao usar a planta

E babosa é boa para queimadura mesmo?

Dentre os benefícios da babosa para a pele que foram citados, dois deles merecem destaque no assunto, que são a capacidade de planta de amenizar irritação e combater infecções. Quando a nossa pele sofre um queimadura, ela apresenta uma vermelhidão e irritação na região, e fica suscetível à ação de microrganismos. Portanto, com esses benefícios, já é possível dizer que a babosa é boa para queimadura, ainda mais as decorrentes de exposição solar.

Sob o mesmo ponto de vista, vale mencionar também que a babosa é um potente anti-inflamatório, promove a higienização da pele, e ainda tem efeito analgésico. Ademais, não só ela favorece a produção de colágeno como também estimula o crescimento dos fibroblastos, sendo ambos esses elementos importantes para a cicatrização e regeneração da pele. Sendo assim, não há dúvidas de que a babosa é boa para queimadura.

Como aproveitar a babosa em queimaduras de maneira segura?

De antemão, pode ser que você encontre em farmácias produtos à base de aloe vera indicados para queimaduras. Mas saiba que a babosa por si já é muito potente para amenizar o resolver o problema. Para usá-la, basta extrair o gel das folhas de babosa, e aplicar uma camada bem fina sobre a região com queimaduras. Vale salientar que, nesse caso, ele deve evitar o contato com áreas com feridas ou aberturas na pele consideráveis.

Leia mais: Vinagre de maçã é bom para queda de cabelo? Entenda aqui

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação