Pode dormir com óleo de girassol no rosto? Saiba se ele realmente é saudável

Conheça melhor as propriedades do óleo de girassol, e os cuidados necessários

A princípio, as sementes de girassol são muito mais úteis e benéficas do que a maioria das pessoa pensa. A partir delas, é possível extrair o tão conhecido óleo de girassol. O problema é que muitos não sabem como usá-lo, ainda mais quando é para a pele. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e descubra se pode dormir com óleo de girassol no rosto, ou se é um risco para a saúde.

O girassol por si só é uma planta extremamente única. Suas sementes podem ser empregadas tanto na nossa alimentação quanto na alimentação de alguns pets. Já o óleo feito com elas, apesar de também ter algumas utilidades na cozinha, é muito cobiçado pelos seus efeitos na saúde e beleza da pele. Mas para poder aproveitar esses efeitos de maneira segura, é necessário saber como usar o óleo.

Vantagens do óleo de girassol na cozinha

Na composição nutricional do óleo de girassol, é possível encontrar diversos compostos proveitosos para a saúde. Porém os que mais merecem destaque são os seus antioxidantes e ácidos graxos. No caso, os antioxidantes são necessários para combater os radicais livres do organismo, causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas. Mas no quesito de alimentação, os ácidos graxos seu principal benefício.

Geralmente, os óleos empregados no preparo de alimentos são extremamente prejudiciais para a nossa saúde, por causa do tipo de gorduras que eles possuem. Porém o óleo de girassol contém ácido graxos, que são gorduras anti-inflamatórias. Eles são excelente para a saúde cardiovascular, representando uma enorme vantagem em comparação com o óleo de soja e outros.

Leia mais: Benefícios do Óleo de Girassol: 10 principais motivos para usar sempre

Os benefícios do óleo para a saúde e beleza da pele

Enquanto os ácidos graxos são vantajosos para a saúde do organismo, os antioxidantes são de extrema importância para a manutenção da pele. No óleo de girassol, eles estão presentes, principalmente, na forma de vitamina E. Além do benefício já mencionado, que é o combate do envelhecimento precoce, ela também hidrata muito a pele. Ademais, a vitamina reforça a proteção da pele contra fatores como a luz solar, e favorece a regeneração das células.

Contudo, antes de dizer se pode dormir com óleo de girassol no rosto, é preciso entender que o óleo usado na cozinha é diferente do usado na pele. Quando se fala do uso dele na pele, ou até no cabelo, na verdade o produto em questão devem ser os cremes e hidratantes a base do óleo de girassol, e não ele puro como é para os alimentos. Se você tentar usar o óleo de girassol de cozinha na pele, você estará prejudicando a saúde dela.

E pode dormir com óleo de girassol no rosto?

Na prática, dormir com óleo de girassol no rosto não costuma resultar em problemas. Inclusive esse tempo em que o óleo ficará na pele pode ser útil para melhorar fixação dele, e aumentar o aproveitamento dos seus nutrientes e propriedades por parte da pele. O único cuidado necessário no processo é que você lave o rosto após acordar. Dessa forma o óleo não ficará tempo demais.

Por outro lado, é possível que haja algum problema dependendo do tipo da sua pele. Portanto, antes de dormir com óleo de girassol no rosto, consulte um dermatologista. Assim você terá uma garantia de se esse hábito será saudável para a sua pele ou não.

Leia mais: Pode dormir com nistatina no rosto? Entenda os riscos que você corre

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação