Como baixar febre com vinagre? Será que realmente funciona? Entenda

Como baixar a febre com vinagre? Será que a prática é realmente segura? De antemão, os vinagres são um dos produtos mais versáteis da nossa cozinha. Eles não só podem ser usados em incontáveis receitas, como também tem diversas aplicações para a saúde. Inclusive é dito que o vinagre é útil até mesmo no combate contra febres.

Sendo assim, venha com o SaúdeLab e veja como baixar febre com vinagre, e saiba se a dica realmente funciona. Gripes, resfriados e muitas infecções tem a febre como um dos principais sintomas. E essas condições por sua vez são extremamente comuns, e até recorrentes para algumas pessoas.

Consequentemente a febre é um sintoma com o qual convivemos  com bastante frequência. Por isso é sempre bom conhecer formas de manter ela controlada para evitar que ela leve à danos mais graves na nossa saúde.

Como baixar febre com vinagre corretamente?

Por incrível que pareça, o vinagre apresenta um certo efeito antipirético, capaz de reduzir a temperatura corporal elevada por febres. Por isso ele pode ser empregado no combate desse sintoma, através de compressas. Dito isso, aprenda o passo a passo de como baixar febre com vinagre:

  1. Primeiramente, em uma tigela ou bacia, acrescente um pouco de água filtrada.
  2. Agora adicione metade dessa quantidade em vinagre, preferencialmente o vinagre de maçã.
  3. Com essa adição, misture levemente para deixar o vinagre devidamente diluído.
  4. Feito isso, mergulhe um pano limpo na mistura para deixá-lo embebido, e torça para eliminar o excesso.
  5. Por fim, vá aplicando levemente o pano com vinagre pelo corpo para controlar a febre.

Onde colocar pano para baixar a febre?

A princípio, por mais que a febre possa ser percebida por todo o corpo, existem partes em que ela é mais expressiva. No caso, fazer compressas na região da testa, nuca e orelhas é a melhor forma de como baixar febre com vinagre. Por outro lado, não é apenas o local da compressa que importa, mas também o momento de aplicação.

De maneira geral, a febre tem um momento de ascensão, em que a temperatura corporal passa a subir, e de queda, em que essa temperatura fica mais consistente e começa a descer. O uso das compressas de vinagre deve ser feito, preferencialmente, nesse segundo momento. Isso porque é nele em que o organismo está começando a regular a sua temperatura, e as compressas acabam favorecendo esse controle.

É bom se cobrir quando está com febre?

Por fim, agora que você sabe como baixar febre com vinagre, não podemos deixar de comentar sobre um mito muito popular ao redor desse sintoma. No caso, algumas pessoas dizem que ficar coberto durante a febre ajuda a manter ela controlada. Afinal, ela costuma causar calafrios, que de fato melhoram se nos mantermos agasalhados e cobertos. Entretanto, na prática, essa prática não é recomendada.

Em suma, ficar coberto durante a febre apenas reforça o aumento da temperatura corporal que ela causa. A prática acaba interferindo nos mecanismos naturais do organismo de controle da temperatura, e gera ainda mais calor no mesmo. Sendo assim, se você estiver com febre, evite ficar coberto e dê preferência por roupas mais leves.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915