Descubra agora: Como Saber se Estou com Febre?

Como saber se estou com febre?

como saber se estou com febre

Escolher o melhor termômetro para ter em casa é até algo simples. Apesar dos muitos modelos existentes, é fácil de adquirir o melhor para a sua necessidade se pedir ajuda a um profissional. Agora a grande pergunta é: como saber se estou com febre ou se estou medindo direito a minha febre?

Neste artigo lhe ensinaremos como fazer o procedimento. Não é nenhum mistério. Mesmo para quem quer medir a temperatura de bebês, há formas bastante eficazes de ter um resultado preciso. Confira!

Medindo a febre com um termômetro simples

como medir febre

Será que um termômetro de testa é confiável? Supondo que você já conhece todos os tipos de termômetro disponíveis no mercado e escolheu o ideal para suas necessidades, chegou a hora de entender como ler a temperatura corporal. O método vai depender do tipo de termômetro, mas medir a temperatura com termômetro simples é fácil.

Termômetro de mercúrio

Com o termômetro de mercúrio, é necessário chacoalhar a ferramenta até que todo o líquido prateado vá para a base. Em seguida, é só colocar a ponta de metal em lugares como boca, abaixo dos braços e aguardar por volta de 5 minutos.

Lembramos que os termômetros de mercúrio estão proibidos no Brasil. Caso tenha algum exemplar antigo em sua casa, evite usar. Informe-se com autoridades sanitárias ou vá a uma farmácia e pergunte sobre como pode descartar o objeto corretamente.

Termômetro digital

Para medir a temperatura com termômetro digital é mais simples ainda. É só colocar a ponta prateada em locais como abaixo das axilas ou interior da boca e aguardar. Ele vai avisar quando estiver pronto através de pequenos apitos.

Médicos consideram a temperatura corpórea ideal entre 36º C e 36,7º C. É chamado de febrícula quando está entre 37,3º C e 37,8º C e febre quando a temperatura está acima de 37,8º C. Não importa qual termômetro esteja usando, pois esses valores valem para todos se a medição é feita em adultos.

Medindo a temperatura em bebês

Você pode ter o melhor termômetro, mas isso pode mudar com relação a bebês e adultos. Por exemplo, em bebês menores que 4 meses, uma temperatura de 37.8 graus celcius já pode ser um sinal de grave doença ou infecção.

Uma dica importante é que a água quente pode aumentar a temperatura do corpo durante uma hora, então não use o termômetro logo depois do banho. Claro que, se você estiver se sentindo sem energia, febril ou achar que seu filho pode estar com febre, não espere.

Na dúvida, tire a temperatura duas vezes. Ah, e lembre-se sempre de chamar um médico assim que notar um aumento muito rápido na temperatura, se ela ultrapassar os 38,5 ºC, ou se a febre durar mais que um dia inteiro.

Aproveite e saiba agora qual o melhor termômetro para bebê

Maneiras alternativas para medir a temperatura corporal

maneiras alternativas de medir a febre

Digamos que por algum motivo você não tenha um termômetro em casa. Você certamente se perguntará “Como saber se estou com febre se não possuo formas de medir minha temperatura?”. Saiba que há formas de chegar a um diagnóstico sem precisar do clássico objeto.

Claro que esses métodos caseiros não são 100% confiáveis. Comparados ao uso de termômetros, apenas indicam a possibilidade de que esteja algo errado com a pessoa.

De qualquer forma, é importante lembrar que a febre é uma reação natural do corpo quando há algum problema com o organismo. Ela surge para servir de alerta e ao mesmo tempo para tentar resfriar o corpo e eliminar o problema.

Portanto uma das formas mais clássicas de verificar se há febre em uma pessoa é colocar as costas das mãos na testa ou no pescoço do paciente. Tente fazer isso em um ambiente que não esteja nem frio nem quente, para que a medição seja o mais próximo do preciso.

Lembre-se que a pessoa pode estar muito quente, mas nem sempre significar febre alta ou sequer febre. Às vezes a pele fria indica maior temperatura corporal do que a pele quente.

Entenda os sintomas de febre

Normalmente a elevação da temperatura corporal causa vermelhidão na pele, principalmente no rosto. Esse é um dos sintomas mais clássicos a se observar.

Letargia, dores no corpo e sensibilidade à luz também são sintomas que podem aparecer caso haja febre. Em casos mais intensos, esses sinais podem vir acompanhados de náuseas, tonturas e mesmo vômitos. Tremedeiras não são descartadas.

Por que o termômetro continua sendo a melhor opção?

Se você está perguntando ao Google como saber se está com febre é porque precisa mesmo de um termômetro. Médicos, especialistas e pessoas de maior experiência até conseguem detectar o aumento em excesso da temperatura corporal. Leigos no assunto, no entanto, continuam dependentes dos termômetros.

Portanto o ideal mesmo é adquirir esse produto. Há uma série de modelos, desde os mais simples, como o digital de axila, ao mais moderno, representado pelo termômetro de testa.

Verifique a fiabilidade da marca, peça ajuda a um farmacêutico e não fique sem esse objeto em sua casa. Ele é essencial e indispensável, podendo evitar situações de risco.

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik