Xanana para os rins: conheça os benefícios, cuidados no consumo e contraindicações

Será que podemos usar a xanana para os rins? Aliás, você já ouviu falar da xanana? Em comparação com outras plantas medicinais, ela não é tão bem difundida. Contudo, ela definitivamente não deixa a desejar quanto a suas propriedades, tanto que algumas pessoas usam ela para promover a saúde renal.

Portanto venha com o SaúdeLab, aprenda sobre o uso da xanana para os rins, seus benefícios, cuidados no consumo e contraindicações.

De antemão, a saúde e funcionamento dos nossos rins são muito impactados pelo o que consumimos no dia a dia. Isso inclui algumas ervas e plantas medicinais utilizadas em chás ou similares.

Há algumas espécies que podem beneficiar a saúde renal, e outas que são capazes de prejudicá-la. Resta saber em qual desses casos a xanana se encaixa, e como ela impacta o nosso organismo.

Xanana para os rins funciona ou não?

Em suma, um dos principais efeitos que a xanana exerce no corpo é a sua ação antimicrobiana. Ela pode ajudar a combater alguns tipos de fungos, como o causador da candidíase, e de bactérias.

Felizmente, é justamente por causa da sua capacidade de combater bactérias que o uso da xanana para os rins faz bem. Isso porque essa propriedade permite o combate da infecção urinária.

No caso, a maioria dos casos de infecção urinária costuma afetar apenas o trato urinário. Por isso essa condição leva a bastante dor e desconforto. Entretanto, se esse tipo de infecção não for devidamente tratado, ela pode ascender pelo trato urinário e chegar aos rins, o que é extremamente grave.

Ou seja, em suma, é bom usar a xanana para os rins pois impede que o órgão seja afetado por infecções bacterianas.

Quais os principais benefícios da planta? 

A princípio, apesar de haver algumas utilidades da xanana para os rins, os principais efeitos delas não estão relacionados à saúde renal. Além de atuar como antimicrobiana, a planta também é considerada um produto anti-inflamatório, antioxidante, antitumoral, expectorante e hipoglicemiante.

Ademais, ela ainda apresenta ácidos graxos e outros compostos que diversificam seus efeitos. Dito isso, dentre esses efeitos, podemos citar os seguintes:

  • Ajuda a manter a diabetes melhor controlada
  • Combate a ameniza as cólicas menstruais
  • Alivia tosses generalizadas e combate a bronquite
  • Inibe alguns tipos de cânceres, especialmente o de fígado
  • Auxilia no tratamento da ansiedade e da depressão

Cuidados e possíveis efeitos colaterais da xanana

Sabendo das utilidades da xanana para os rins e saúde como um tudo, fica claro que ela é uma ótima inclusão no dia a dia. E para fazer essa inclusão, basta utilizar as pétalas frescas de suas flores, que combinam bem com saladas e geleias, e são ótimas para fazer chás.

Entretanto, a planta pode ter alguns efeitos colaterais, como náuseas, diurese, dores de cabeça e vômitos. Portanto fique bastante atento com esses sintomas.

Existe algum tipo de contraindicação para a planta?

Por fim, para garantir a segurança do consumo da xanana, ela apresenta algumas importantes contraindicações. No caso, ela não é recomendada para pessoas que sofrem de problemas renais, intestinais ou hepáticos.

Portanto, mesmo que você pretenda usar a xanana para os rins, evite fazer seu consumo se você tem uma condição renal prévia. Ademais, a planta também é desaconselhada para mulheres gestante ou lactantes.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915