Book Appointment Now
Devo tomar whey todos os dias? Ele pode fazer mal quando em excesso? Entenda!
Será que devo tomar whey todos os dias? Atualmente, o whey é um dos suplementos mais consumidos entre as pessoas, especialmente entre quem frequenta a academia. Contudo, apesar de sua popularidade, ainda existem muitas dúvidas quanto ao seu consumo, e qual deve ser a frequência dele.
Sob esse ponto de vista, você fica na dúvida de se devo tomar whey todos os dias, venha com o SaúdeLab e entenda se ele pode fazer mal quando em excesso.
De antemão, cada tipo de suplemento possui determinadas utilidades. Alguns suplementos de vitaminas e minerais completam as necessidades nutricionais do organismo, o que para certas pessoas é uma necessidade para manter a saúde.
Mas no caso do whey, ele não só é um suplemento absolutamente necessário, como também é bastante carregado, o que reforça a importância em aprendermos a consumi-lo.
Devo tomar whey todos os dias ou não?
Primeiramente, antes de perguntar a si mesmo se devo tomar whey todos os dias, é preciso refletir se há necessidade em se fazer isso. Em suma, o whey é um suplemento proteico. Ou seja, ele fornece proteínas para o nosso organismo.
Por isso ele é tão popular entre as pessoas que treinam ou fazem academia, visto proteínas são um dos principais nutrientes para a manutenção e desenvolvimento dos músculos.
Nesse aspecto, se você é uma pessoa que se exercita com muita frequência durante a semana, então o consumo diário do whey será extremamente proveitoso.
Mas por incrível que pareça, se você não treina diariamente e ainda está se questionando se devo tomar whey todos os dias, saiba que o suplemento ainda assim será benéfico para você dessa forma. Só não espere obter os mesmos resultados ou benefícios de quem se exercita diariamente.
O problema está na quantidade consumida
Se a sua preocupação é com a segurança do suplemento, então o foco não deve ser a questão de se devo tomar whey todos os dias. Isso porque o verdadeiro problema não está na frequência do consumo, e sim na quantidade.
Apesar das proteínas serem de fácil digestão e eliminação, o whey pode levar à uma série de problemas hepáticos e renais se você tomar ele de maneira muito excessiva.
Sendo assim, é muito importante que você inclua o whey na sua rotina com moderação. Geralmente a quantidade diária ideal de proteínas para o nosso organismo equivale a 1,2 à 2g por quilo corporal.
Claro que esse valor pode ser diferente para pessoas com o mesmo peso. Mas ao seguir esse cuidado, e conciliar o consumo do whey com as outras fontes de proteína das refeições, é indispensável para garantir a segurança do suplemento.
O momento de consumo também pode fazer toda a diferença
Por fim, outra dúvida bastante comum é de quando o whey deve ser consumido. De maneira geral, a sua única contraindicação nesse aspecto é consumo durante o treino. Fora isso, ele pode ser tomado antes ou depois dos exercícios, no café da manhã, ou em períodos de descanso.
Mas vale salientar que o aproveitamento e desempenho das proteínas pode variar de acordo com o momento de consumo escolhido.
Leia mais: