Melão com ovo faz mal para a saúde, ou é uma mistura segura? Entenda

Você já se perguntou se comer melão com ovo faz mal? A princípio, apesar do ovo ser bastante neutro e básico, algumas comidas não combinam tão bem com ele. Uma delas é o melão, mas não só por causa do sabor ou textura dele.

Há quem diga que esses dois ingredientes são prejudiciais se consumidos juntos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se comer melão com ovo faz mal para a saúde, ou se é uma mistura segura.

Sem dúvidas, poucas frutas são tão leves, saborosas e suculentas  quanto o melão. Ele é perfeito para ser comido in natura, ou usado em sucos e receitas doces. E o melhor do melão é riqueza de nutrientes e propriedades que ele apresenta.

O problema é que essa mesma riqueza também gera alguns receios, visto que nem sempre ela irá interagir bem com as propriedades de outro alimento.

Melão com ovo faz mal para a saúde?

Assim como outras frutas, o melão é fonte de antioxidantes e fibras, mas o seu diferencial é a grande quantidade de água que ele apresenta. Já o ovo, mesmo sendo simples, é riquíssimo em minerais e vitaminas.

Ou seja, ambos os alimentos são muito nutritivos, o que acentua ainda mais o receio de que melão com ovo faz mal. Afinal, alguns nutrientes realmente conseguem interferir no efeito de outros.

Felizmente, não há nada comprovando que melão com ovo faz mal. Na realidade, a variedade de nutrientes deles se complementam, de forma que o organismo consegue acessar mais propriedades com os dois juntos do que com eles separados.

Um grande exemplo disso é o fato de que o ovo contém fósforo e vitamina D, nutrientes que melhoram a absorção de cálcio, um importante mineral para os ossos que está presente nas sementes do melão.

Principais benefícios dessa combinação para a saúde

  • Protege a saúde dos olhos: graças a zeaxantina, vitamina A e luteína, presentes nos ovos e no melão, a mistura deles reforça a proteção dos olhos contra a degeneração macular e outros problemas de visão.
  • Melhora o sistema imunológico: essa mesma vitamina A, se combinada com a vitamina E dos ovos e com a vitamina C do melão, promove muito as atividades das células de defesa do organismo.
  • Promove a saúde cardiovascular: enquanto os ovos são capazes de controlar os níveis de colesterol do corpo, o melão regula a pressão arterial dos vasos através do potássio.
  • Ajuda na perda de peso: a água do melão favorece a diurese, que por sua vez permite a eliminação de líquidos excessivos do corpo. Contudo, as fibras dele, bem como as proteínas do ovo, aumentam a sensação de saciedade. Combinando esses dois efeitos, é possível melhorar muito o processo de emagrecimento.

Como fazer para incluir o ovo e o melão na alimentação do dia a dia?

Por fim, tendo em mente que não há provas de que o melão com ovo faz mal, e que eles são muito benéficos juntos vale a pena incluí-los na dieta. Entretanto, conforme fora dito, eles não combinam entre si, por causa de seus sabores e texturas.

Sendo assim, a melhor forma de consumi-los juntos é através do suco de melão ou da fruta in natura, e um ovo mexido ou cozido, que são perfeitos para o café da manhã.

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915