A rabada é remoso? Entenda quais carnes podem entrar nessa categoria

Existem opções de carnes que são muito mais saudáveis e leves do que outras

Poucas refeições superam uma boa rabada em família. Esse corte de carne é extremamente saboroso, ainda mais se for bem preparado. Mas o que quase ninguém leva em consideração é a forma em que ela, bem como outras carnes, pode impactar a nossa saúde. Dito isso, venha com o SaúdeLab, descubra se a rabada é remoso, e entenda quais carnes podem entrar nessa categoria.

De antemão, as carnes desempenham um importante papel na nutrição. Através delas, podemos obter proteínas e outros compostos indispensáveis na manutenção da nossa saúde. Por outro lado, as carnes também podem ser grandes vilãs para o organismo se não soubermos como e quais consumir. Resta entender se a rabada representa algum perigo nesse aspecto ou não.

Principais características dos alimentos remosos

Só podemos saber se a rabada é remoso se antes conhecermos melhor esse tipo de alimento. No caso, os alimentos remosos são uma categoria que engloba todo tipo de comida inflamatória. Ou seja, o consumo deles, ainda mais em grandes quantidades, pode causar doenças inflamatórias como a gastrite e a hepatite. Ademais, os alimentos remosos também estão comumente associados com problemas de cicatrização.

Mas o que torna um alimento inflamatório? Basicamente a presença de compostos inflamatórios. Apesar de muitos terem essa característica, os principais exemplos são as gorduras, açúcares, óleos refinados e sal. Todos eles, quando em excesso, são inflamatórios para nós. Por isso a grande maioria dos alimentos embutidos, industrializados e processados precisam ser consumidos com moderação.

Leia mais: Tomate é remoso? Conheça melhor as propriedades dele

Quais carnes são consideradas remosas? E quais não são?

A princípio, o que faz uma carne ser remosa, na grande maioria das vezes, é a quantidade de gorduras dela. Por isso a grande maioria das carnes suínas são consideradas remosas, visto que o porco é uma animal com muitas gorduras. Ademais, quando se trata de carnes embutidas, o problema é ainda mais grave, não só pelas gorduras, mas também pelos aditivos que elas recebem.

Já as carnes bovinas, apesar de também sofrerem com esse problema, possui alguns cortes considerados mais magros, como o patinho, alcatra e filé mignon. Mas se você quer garantir que uma carne não seja remosa, as melhores apostas são as carnes brancas. Obviamente que existem exceções, mas no geral, os peixes e aves costumam ter muito menos gorduras.

Por fim, a rabada é remoso mesmo ou não?

Como o próprio nome já sugere, a rabada é um corte proveniente do rabo do boi. Isso leva muitas pessoas a crerem que ela é uma carne com pouca gordura, até mesmo porque ela contém muitos ossos. Mas por incrível que pareça, ela infelizmente tem uma quantidade considerável de gorduras, suficiente para dizer que a rabada é remoso.

Outro fator importante é que o modo de preparo da rabada, na grande maioria das vezes, apenas reforça a sua quantidade de gorduras. Por exemplo, a água usada durante o cozimento dela acumula as gorduras da carne, e ao invés de ser descartada, ela é apenas aproveitada. Dito isso, não é porque a rabada é remoso que você deve excluir ela da sua dieta. Com um consumo moderado e preparo leve, ela é inofensiva.

Leia mais: Jaca é remosa? Fique por dentro das suas propriedades para a saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação