Book Appointment Now
Abóbora é remosa? Entenda os efeitos dela no seu organismo
A princípio, a abóbora pode não ser tão popular ou versátil quanto outros legumes, mas ela não deixa a desejar no ponto de vista nutricional. Ela é rica em diversos nutrientes, podendo então ser bastante benéfica para a nossa saúde. Contudo, há quem diga que ela é um alimento remoso e, portanto, deve ser evitado. Venha com o SaúdeLab, saiba se a abóbora é remosa mesmo, e de que forma ela pode afetar a nossa saúde.
Raramente as frutas e vegetais conseguem ser remosos para a nossa saúde, até mesmo porque eles costumam ser as opções mais saudáveis e nutritivas de comidas que podemos consumir. Mas infelizmente existem sim algumas exceções, com as quais devemos ter muita atenção para não prejudicarmos nosso próprio organismo.
Principais nutrientes que a abóbora oferece
O fator mais importante para determinar se a abóbora é remosa ou não são os nutrientes que ela possui. Começando pelas suas vitaminas, ela é conhecida por ser uma fonte de vitaminas do complexo B, bem como as vitamina A e C. Já em relação aos seus minerais, é possível encontrar magnésio, ferro, cálcio e potássio na sua composição, todos sendo essenciais para a nossa sobrevivência.
A abóbora também contém betacaroteno, ácido fólico e fibras, três compostos que possuem papéis importantes na manutenção do organismo. Ademais, ela ela contém pouquíssimas calorias, sendo então boa para quem procura emagrecer. Com a união de todos esses nutrientes, a abóbora pode ser considera um legume anti-inflamatório e antioxidante, duas grandes propriedades que podem ser milagrosas para a saúde.
Leia mais: Abóbora Cabotian: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo
A abóbora é remosa mesmo?
Quando se fala de alimentos remosos, estamos nos referindo a todo tipo de comida que possa prejudicar a nossa cicatrização, através de uma ação inflamatória. Por isso eles são comumente contraindicados para pessoas em pós-operatório ou que acabaram de fazer algum piercing ou tatuagem.
Geralmente, essa característica inflamatória dos alimentos remosos se dá pela presença de gorduras, açúcar, sal ou óleos refinados em grandes quantidades. Felizmente, a abóbora não é fonte de nenhum desses compostos, pelo menos não em quantidades significativas. Portanto, não há como afirmar que a abóbora é remosa.
Na realidade, por ser fonte de betacarotenos, ela acaba tendo o efeito contrário ao de um alimento remoso. Esse nutriente é conhecido por sua ação anti-inflamatória. Ou seja, ele ajuda a reduzir os processos inflamatórios que ocorrem no nosso organismo, sendo então um grande aliado da saúde.
Desta forma, podemos dizer que a abóbora não é remosa e pode ser consumida tranquilamente no período de cicatrização.
Benefícios da abóbora para a saúde
Tendo em mente que não é possível dizer que a abóbora é remosa, resta apenas conhecer outras propriedades que ela possui, além da ação anti-inflamatória. Sendo assim, confira algumas delas a seguir:
- Cuida do sistema cardiovascular: enquanto os antioxidantes da abóbora ajudam a controlar o colesterol ruim, o potássio age na redução da pressão arterial, melhorando a saúde do sistema cardiovascular.
- Mantém a beleza e saúde da pele: esses mesmos antioxidantes também combatem os radicais livres do organismo, que causam o envelhecimento precoce da pele.
- Melhora a imunidade: a vitamina A, em associação com o ácido fólico da abóbora, fortalece o sistema imunológico, especialmente na capacidade dele de combater infecções.
- Conserva a saúde dos olhos: por incrível que pareça, a vitamina A também é capaz de proteger a nossa visão, reduzindo a degeneração que ela sofre conforme envelhecemos.
Leia mais: Manga é remosa? Conheça seus principais benefícios e malefícios