Abóbora Cabotian: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

A abóbora cabotian é um alimento nutritivo que é rico em fibras, vitaminas e mais

De origem japonesa, a abóbora cabotian faz parte da família das cucurbitáceas. Criada no ano de 1940, a abóbora surgiu como fruto do cruzamento das abóboras cucurbita maxima e curcubita moschata. Seu ambiente ideal para cultivo é o de temperatura elevada, sendo muito comum no Brasil, a época da safra pode iniciar em maio e finalizar em setembro, quando as frutas atingem o ponto ideal para o consumo. Abaixo, confira mais informações sobre o assunto segundo o SaudeLab.

Quais os benefícios da abóbora cabotian

A abóbora cabotian é um alimento nutritivo que é rico em fibras, vitaminas e outros nutrientes. Podemos listar a alta concentração de betacaroteno como uma de suas propriedades mais conhecidas.

Esta substância pode ser transformada pelo corpo em vitamina A. Ela também tem vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, ferro e potássio. Portanto, os nutrientes da cabotina são um poderoso aliado contra o envelhecimento.

Um fato curioso sobre este alimento é que ele recebeu esse nome por causa da empresa Cabot Corporation, que desenvolveu uma técnica de preservação de sementes de plantas em nitrogênio líquido, permitindo que as sementes fossem transportadas por longas distâncias sem perderem sua capacidade de germinação.

Como escolher a abóbora cabotian para comprar

Para escolher a abóbora cabotian ideal, é necessário que o consumidor atente-se à cor original do alimento, sem manchas escuras ou rachaduras. Além disso, os produtos opacos são os ideais para o consumo. Quando a abóbora está muito brilhante, significa que está foi colhida antes da hora, portanto, não está apropriada para o consumo imediato.

Veja também: Como congelar abóbora? Aprenda o jeito certo e não desperdice mais

Como fazer o armazenamento correto

benefícios da abóbora cabotian
Benefícios da Abóbora Cabotian – Imagem: Canva Pro

As abóboras cabotian podem ser armazenadas por até seis meses, em ambientes com ausência de luz, ventilado e frio. Evitar o contato com a luz direta e a mudança brusca de temperatura também garantem uma duração maior do alimento.

Caso a abóbora seja aberta, o ideal é que se consuma imediatamente, mas caso queira guardar você pode enrolá-las individualmente em um filme plástico e levar à geladeira por até cinco dias.

Para as pessoas que preferem congelar a abóbora e garantir uma maior durabilidade, é possível fazer de duas maneiras: em purê ou pedaços crus. Para congelar o alimento cru basta descascar, retirar todas as sementes, cortar em pedaços e guardar em um recipiente ideal para o congelador.

No caso do purê, eles podem ser armazenados em potes com tampa, e para consumi-los basta aquecer em banho maria, a abóbora mantém muito bem o sabor e sua cor mesmo depois de congelada.

Qual a melhor forma de consumo

A cabotian é um alimento muito versátil, e pode ser consumido com ou sem sua casca, comumente usado em receitas de purês, saladas, receitas de bolo, sobremesas, sopas, tortas e biscoitos. Além disso, as sementes de abóbora podem ser adicionadas às saladas para torná-las mais nutritivas ou usadas como farinha em pratos como tortas, bolos e biscoitos. É, com certeza, uma opção bastante deliciosa para os pratos diversos, desde salgados até doces específicos.

Veja também: 10 benefícios do consumo das sementes de abóbora que você precisa saber hoje

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação