Alcachofra faz mal para os rins? Descubra agora seus reais efeitos no organismo

Poucos vegetais são tão únicos quanto a alcachofra, e vale a pena conhecê-la melhor

A princípio, nossa atenção com a saúde dos rins precisa ser constante. Ela é muito sensível à tudo o que comemos e consumimos no dia a dia. Com isso, alguns alimentos podem ser responsáveis por prejudicá-la, enquanto outros são considerados aliados no funcionamento dos rins. Dito isso, venha com o SaúdeLab, entenda se a alcachofra faz mal para os rins, e fique por dentro das suas propriedades.

Não é todo mundo que está familiarizado com a alcachofra. As aplicações dela na cozinha são bastante específicas, e nem sempre ela é acessível. Consequentemente, as propriedades dela também são pouco conhecidas, o que pode gerar um certo receio em consumi-la. Mas vale a pena conhecê-las melhor para entender como aproveitá-las de maneira segura e saudável.

Principais propriedades da alcachofra

  • Combate a hipertensão: existem alguns minerais muito proveitosos na alcachofra. Um deles é o potássio, que é um importante composto no controle da pressão arterial, prevenindo o aumento dela.
  • Melhora a digestão: a cinarina é um composto interessante da alcachofra. Acredita-se que ela favorece a digestão de alguns compostos, especialmente gorduras, e os movimentos do intestino.
  • Controla o colesterol: quando em níveis elevados, o colesterol é muito nocivo para o sistema cardiovascular. Felizmente, é capaz de reduzir ele através de compostos flavonoides, e até mesmo da cinarina.
  • Favorece o emagrecimento: a alcachofra ainda é uma fontes de fibras. Além de melhorarem a saúde do intestino, elas reduzem o desejo de comer, através da promoção da saciedade.
  • Desintoxica o fígado: nosso fígado lida constantemente com compostos nocivos para a saúde dele. Mas o consumo da alcachofra permite com que ele seja desintoxicado, diminuindo esse impacto negativo.

Leia mais: Chá de alcachofra realmente emagrece? Conheça seus poderes e usufrua dos benefícios

A alcachofra faz mal para os rins mesmo?

Conforme fora dito, a saúde renal pode ser facilmente influenciada por fatores como a alimentação. Logo, precisamos considerar se a alcachofra faz mal para os rins antes de consumir ela. No caso, ela por si só não é capaz de causar nenhum dano renal considerável. Inclusive, exerce um efeito diurético no corpo, promovendo a produção e eliminação da urina, e a saúde dos rins.

Por outro lado, se você sofre de problemas renais, o impacto da alcachofra passa a ser negativo. Quem tem pedras nos rins, por exemplo, pode experenciar fortes cólicas ao consumi-la. Ou seja, não é que a alcachofra faz mal para os rins, mas ela de fato é capaz de agravar a saúde deles quando o órgão já está afetado por alguma condição.

O mesmo cuidado deve ser tomado em relação à nossa vesícula

A alcachofra é prejudicial para rins que já estão adoecidos. Mas por incrível que pareça, essa mesma lógica também pode ser aplicada à vesícula. Isso se dá pelo fato de que a alcachofra promove a liberação da bile, que é armazenada no órgão. O problema desse efeito é que, com um fluxo maior da bile, o canal dela pode ser obstruído. Logo, quem já sofre de problemas como cálculos biliares pode sofrer bastante com o consumo da alcachofra.

Leia mais: Dor na coluna ou nos rins? Como diferenciar? Médica explica

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação