Book Appointment Now
10 alimentos que podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM
A TPM (Tensão pré-menstrual) é um pesadelo que persegue as mulheres, visto que é um fenômeno hormonal e periódico nas mulheres, o qual as afeta de diversas maneiras e intensidades. Infelizmente, para muitas delas, os sintomas da TPM acabam sendo mais fortes e incômodos. Porém existem alimentos que podem ajudar a reduzir esse sofrimento. Venha com o SaúdeLab e conheça 10 alimentos que podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM.
À primeira vista, pode parecer estranho pensar que existem comidas capazes de melhorar os sintomas da TPM. Afinal, é uma condição hormonal que não está tão diretamente ligado ao nosso estômago. Entretanto, é preciso ter em mente que a nossa alimentação afeta nosso organismo de inúmeras formas, e isso inclui os setores do corpo afetados pelas terríveis dores pré-menstruais.
Como a alimentação pode ajudar na TPM?
De fato, muitas vezes, a TPM acaba sendo uma condição bastante debilitante para o físico, interferindo no rendimento da rotina, causando inchaço, retenção de líquidos e similares. E o psicológico também é fortemente afetado, deixando a mulher mais sensível, aumentando a irritabilidade, e piorando o humor no geral.
Sob esse ponto de vista, é preciso lembrar que os nutrientes presentes nos alimentos que consumimos também são capazes de afetar o nosso físico e psicológico. Ou seja, as anormalidades do organismo causados pelos sintomas da TPM podem ser estabilizadas através de certos alimentos, desde que eles tenham os nutrientes necessários para essa finalidade. Hoje o SaúdeLAB vai te contar quais alimentos podem te ajudar a passar pelo período menstrual com menor sofrimento.
Leia mais: 10 benefícios da banana e a melhor hora para consumi-la – Veja agora!
Principais alimentos para aliviar os sintomas da TPM
- Semente de abóbora: também conhecida para tratar outras condições de saúde, as sementes de abóbora são ricas em zinco, o qual atua como uma fonte natural de antidepressivo.
- Chá de camomila: essa bebida já é muito conhecida por suas propriedades calmantes, e no caso da TPM, ela pode ser uma aliada contra os sintomas psicológicos.
- Chocolate meio amargo: talvez esse seja o alimento mais desejado por quem está sob os sintomas da TPM, e não é por menos. O triptofano presente no cacau é posteriormente convertido em serotonina no nosso organismo, trazendo a sensação de bem estar e bom humor.
- Batata-doce: além de ser um alimento que concede bastante energia, a batata-doce também possui vitamina B6, que pode ajudar muito no manejo do emocional.
- Banana: além dessa fruta contar o triptofano, que é excelente para o humor, a banana também apresenta muito potássio, que pode ajudar no inchaço, retenção de líquidos e dor.
- Castanha-de-caju: o magnésio presente nesse tipo de alimento ajuda a combater certas dores, especialmente as causados pela enxaqueca da TPM.
- Castanha-do-pará: assim como as castanhas-de-caju, esta também uma grande fonte de magnésio, reforçando o combate contra dores de cabeça.
- Abacate: alguns dos sintomas da TPM ocorrem graças a processos inflamatórios, que podem ser combatidos através dos nutrientes do abacate.
- Iogurte natural desnatado: quanto mais puro for o iogurte, maior será a fonte de nutrientes como cálcio e vitamina D, que reduzem ativamente os efeitos da TPM.
- Queijos cottage e ricota: oferecem nutrientes muito similares ao do iogurte natural, e consequentemente acabam beneficiando da mesma forma.
Que tipo de alimento é preciso evitar durante a TPM?
Da mesma forma que existem alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM, também há aqueles que podem agravá-los. No caso, é preciso evitar ao máximo alimentos processados e ultraprocessados, visto que seus componentes são muitos industriais e artificiais. Ademais, bebidas alcóolicas ou com cafeína também precisam ser deixadas de lado, visto que elas desregulam bastante o nosso organismo.
Leia mais: Chá de camomila alivia cólica menstrual e muito mais; confira 10 benefícios incríveis
TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.
Confira agora como incluir mais triptofano na sua dieta!