Dormir de barriga cheia pode fazer mal para o sono ou saúde? Saiba agora

Veja como dormir de barriga cheia pode afetar a nossa saúde e sono durante a noite

O nosso sono é um dos grandes pilares para a manutenção de uma saúde. Logo, é muito importante que todos nós tenhamos acesso a um sono de qualidade todos os dias. Porém, infelizmente diversos fatores acabam impedindo que isso seja possível, como o hábito de dormir de barriga cheia. Venha com o, e SaúdeLab porque devemos evitar isso ao máximo.

À primeira vista, pode parecer besteira pensar que algo tão simples como dormir de barriga cheia possa atrapalhar a nossa saúde. Entretanto, conforme fora dito, o sono é essencial para que o nosso organismo possa manter. Portanto, qualquer tipo de distúrbio nele pode comprometer com o cumprimento desse papel.

Por que ter um bom sono é tão importante?

De antemão, dormir é uma das atividades básicas que o nosso organismo necessita para garantir que ele funcione da melhor maneira possível. Através de um bom sono, conseguimos fazer com que nosso corpo restaure, organicamente, todas áreas, corpo e mente, que de fato necessitam de restabelecer as funções hormonais e vitais.

Sob o mesmo ponto de vista, o hábito de dormir pode ser resumido em uma forma de permitir com que o organismo economize energia por muito tempo, e restaure a mesma para as atividades futuras. Ao mesmo tempo, também é o sono que nos ajuda a consolidar nossas memórias, guardando na mente todas as informações de que realmente necessitamos. Além do mais, um sono reparador é capaz de evitar doenças.

Leia também: Os problemas enfrentados por portadores de Distúrbios Respiratórios do Sono

De que forma dormir de barriga cheia atrapalha no sono?

Durante o sono, é muito importante que o nosso corpo não esteja sofrendo com nenhuma sobrecarga, pois ela pode afetar a qualidade dele. Com isso, quando vamos dormir de barriga cheia, nosso corpo perde a oportunidade de se dedicar apenas para o descanso e relaxamento. Ele passa a ter que se esforçar na digestão e absorção dos alimentos, ao invés de garantir o sono de qualidade.

Dessa forma, ao dormir de barriga cheia, acabamos tendo um sono muito mais agitado e alerta, especialmente depois de refeições gordurosas ou hipercalóricas. Como consequência disso, podemos citar:

  • Elevação ou desregulação da pressão arterial.
  • Desregulação da queima de gorduras, que atrapalha o emagrecimento.
  • Dificuldades de manter o sono, fazendo com que a pessoa acorde de madrugada.
  • Maior probabilidade de refluxo durante a noite.

Dormir de barriga cheia: como evitar problemas?

Tendo em mente os problemas de se dormir de barriga cheia, é preciso adotar medidas que impeçam isso de acontecer. No caso, o mais importante é garantir um bom espaço de tempo entre a janta e a hora de dormir, e fazer com que essa refeição não seja muito pesada. Ademais, se você é uma pessoa que tem o costume de fazer algum lanche logo antes de se deitar, é preciso cortar esse costume imediatamente.

Por outro lado, quando se trata do almoço, o sono na verdade pode ser muito bem-vindo. Dormir depois de almoçar é uma forma de recarregar nossa energia e aumentar nossa disposição para o dia. Porém, diferente da noite, não devemos dormir por muito tempo, sendo necessário apenas tirar uma soneca. Caso contrário, o sono fica completamente desregulado, prejudicando a nossa saúde.

Leia mais: Planeje-se para enfrentar os exageros do fim de ano

A importância da alimentação correta no combate à depressão e ansiedade

Janaína Barros com entrevista a nutricionista Julianna Martins, falando sobre a importância de se alimentar corretamente no período para evitar problemas como a depressão e ansiedade. Confira agora!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação