NÃO PODE! Veja 10 alimentos que se não devem congelar

Fique por dentro dos principais alimentos que não podem ser congelados

A conservação dos alimentos é um fator extremamente importante para garantir a integridade e evitar seu desperdício. Uma das formas de fazer essa conservação é através do congelamento. Porém, não é tudo que podemos colocar no congelador. Existem algumas exceções muito importantes, portanto venha com SaúdeLab e confira 10 alimentos que não se devem congelar

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que existem alimentos que não podem ser congelados. Afinal, o congelamento é um processo muito comum, e estamos sempre colocando coisas no freezer para que elas possam durar muito mais. Entretanto, ao entender melhor a propriedade dos alimentos e o princípio do congelador, fica mais claro o porquê há alguns itens que não podemos colocar no congelador.

Como funciona o congelamento em si?

É importante compreender como o congelamento afeta os alimentos de fato. De maneira geral, o congelador é responsável por reduzir drasticamente a temperatura de seu compartimento, a fim de, obviamente, congelar os alimentos dentro dele. Dessa forma, é possível retardar a sua degradação e cortar o contato com microrganismos, o que aumenta muito a sua durabilidade.

Sob esse ponto de vista, é importante lembrar que todo alimento possui água em sua composição, com a quantidade variando bastante de um alimento para outro. Logo, quando colocamos alguma comida no congelador, a água presente nela também será congelada, podendo ser perdida ou comprometida no processo.

Leia também: Conheça 05 frutas que podem ser congeladas sem perder nutrientes

Em suma, quando congelamos um alimento, toda a água presente nele também sofre com o mesmo efeito. Por isso ele é considerado também um método de secagem da comida. A partir desse princípio, é possível saber se podemos colocar no congelador um determinado alimento ou não.

alimentos que se não devem congelar
Veja 10 alimentos que se não devem congelar . Foto: Canva PRO

Alimentos que não se devem congelar

Agora que você sabe como o congelamento funciona, confira a seguir uma lista com os 10 principais alimentos que não podemos colocar no congelador:

1. Melancia:

a principal característica da melancia é a sua enorme quantidade água. Logo, se ela for congelada, sua textura será extremamente prejudicada.

2. Queijos frescos:

Esses tipos de queijos possuem mais água do que outros, o que por si só já faz com que ele tenha sua textura prejudicada no congelamento. Contudo, por ser um laticínio, o processo também vai causar a separação da gordura e do soro, comprometendo ainda mais o uso.

3. Tomate:

Assim como a melancia, os tomates também apresentam bastante água em sua composição. Ou seja, pelo mesmo motivo, ele não deve ser congelado.

4. Creme de leite:

Por ser um derivado do leite, a baixa temperatura do congelador faz com que o creme de leite fique talhado, inviabilizando o seu aproveitamento no futuro.

5. Alimentos em conserva:

Existem diversas alternativas de alimentos em conserva, porém todos ficam mais azedos e moles depois que são congelados.

6. Iogurte:

Os mesmos efeitos que o congelamento causa no creme de leite e em queijos frescos, se repetem também para o iogurte.

7. Arroz com molhos:

Nesse tipo de prato, o molho é absorvido pelo arroz, fazendo com que a textura dele seja prejudicada pelo congelamento.

8. Batata:

Por sua possuir uma grande quantidade de água, a batata pode esfarelar ou ficar esponjosa quando levada passa pelo congelamento. Porém, se ela tiver recebida algum preparo prévio, ou estiver apenas incorporada em alguma receita, então ela pode sim ser congelada.

9. Gelatinas:

como a água compõem quase toda a gelatina, o congelamento pode arruinar ela por completo.

10. Ovos com casca:

o congelamento também pode afetar a integridade da casca do ovo, possibilitando que ela rache e, consequentemente estrague seu conteúdo.

Leia mais: Qual a maneira correta de descongelar os alimentos antes do preparo? Veja os principais erros

Você sabia que a maior parte das intoxicações alimentares são provenientes de maus hábitos no manuseio dos alimentos? Felizmente, são erros muitos fáceis de serem corrigidos para se evitar contaminações. Portanto, continue lendo para que você entenda como reduzir os riscos e evitar doenças.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação