Book Appointment Now
O que comer no ENEM? Veja sugestões de lanchinhos práticos
Com a chegada do ENEM, vários estudantes do país já estão fazendo seus estudos e preparativos finais. Um desses preparativos é a organização, na qual muitos dos participantes costumam incluir um pequeno lanche para comer durante a prova. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados com o tipo de comida que você for levar. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ajudar a pensar em o que comer no ENEM com algumas sugestões de lanchinhos práticos.
Sem dúvidas, a alimentação é um pilar muito importante na manutenção de uma boa saúde. Se balanceada, ela pode nos oferecer inúmeros benefícios, além de obviamente nos manter saciados. Por isso comer no ENEM é um hábito importante para muitos dos participantes. Entretanto, existem algumas ressalvas quanto a isso que vão garantir uma boa execução da prova.
Rotina de alimentação ideal para o dia do exame
Primeiramente, antes de falar sobre o que levar para comer durante a prova, é preciso ressaltar a importância da alimentação que antecede ela. Não é apenas o lanchinho que irá te beneficiar ou prejudicar, mas também tudo o que você comer durante esse dia. Portanto, confia a seguir um pequeno roteiro sobre o que comer no dia da prova:
- Café da manhã: Essa refeição deve ser marcada por fontes de carboidratos associados com proteínas. Ou seja, as melhores opções de alimentos são frutas, cerais, pães integrais sem glúten, ou até mesmo vitaminas. Ademais, o ideal é que essa refeição seja feita até as 9 horas da manhã.
- Almoço: Para evitar cansaço durante a prova, é importante que você almoce cerca de 1 a 2 horas antes da prova. Em relação aos alimentos ideais, tente manter a refeição bem leve, evitando leite e seus derivados, e comidas gordurosas. Busque comer pratos como salada com carnes e arroz integral.
Leia também: 5 dicas para conseguir comer melhor e menos todos os dias
Principais indicações e contraindicações
De antemão, manter essa rotina de alimentação no dia da prova é uma ótima forma de se preparar seu físico para o ENEM. Entretanto, o ideal é que isso seja feito todos os dias. Conforme fora dito, uma alimentação balanceada é uma das chaves para uma boa saúde. Ou seja, a partir do momento que você adota bons hábitos alimentares, você estará garantindo o seu bem-estar, incluindo no momento da prova.
Por outro lado, existe um cuidado extremamente necessário para os momentos antes da prova. No caso, é importante que você evite fugir dos seus padrões de alimentação. Se você resolver se aventurar no dia seguinte, ou mudar drasticamente o que você come, seu organismo pode ficar severamente abalado. Assim, se isso ocorrer pouco tempo antes do ENEM, você pode ser prejudicado durante a prova.
O que levar para comer no ENEM?
Ao contrário do que muitos fazem ao comer no ENEM, não é bom levar lanches que sejam fontes de açúcar, como bolachas, chocolates, refrigerantes e similares. Isso se dá pelo fato de que o açúcar resultará em picos de glicemia durante a prova, que vão atrapalhar muito o seu rendimento. Logo, o ideal são alimentos que possam fazer a manutenção dessa glicemia, que é o caso de alimentos ricos em fibras, como:
- Chá-preto.
- Frutas secas, como banana-passa e damasco.
- Frutas frescas e leves, como maçãs, uvas etc.
- Castanhas-do-pará, amêndoas, castanha-de-caju e outras oleaginosas.
- Chocolate 70% cacau ou mais, que possui pouca quantidade de açúcar e ajuda a combater a ansiedade.
- Vegetais crus ou cozidos.
Leia mais: Conheça 10 alimentos que pioram enxaqueca: evite-os a qualquer custo!
MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!
Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá.