7 Alimentos Ricos em Fibras

alimentos ricos em fibras

Saiba quais são os alimentos ricos em fibras e por que é bom come-los

Você sabia que os alimentos ricos em fibras melhoram o seu trânsito intestinal e ajudam a emagrecer? Além disso, estes alimentos proporcionam um equilíbrio dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Quem tem uma alimentação rica em fibras sente menos fome, porque elas ajudam na absorção da glicose e da gordura.

Os diabéticos, por exemplo, devem ingerir alimentos ricos em fibras, em vez de carboidratos, porque os carboidratos logo viram açúcares no nosso organismo. Existem frutas ricas em fibras, alimentos ricos em fibras insolúveis, cereais inteiros e muito mais. Daí que seja importante organizar toda essa informação.

Já há diversas pesquisas que associam o câncer de reto e de intestino às dietas pobres em fibras. Para ser considerada uma pessoa saudável, você deve consumir entre 25 e 35 mg de fibras por dia.

Mas onde encontramos alimentos ricos em fibras?

Alimentos integrais

alimentos ricos em fibras
Os pães integrais contêm altos índices de fibras. Além deles, as massas e arroz integrais também. Pode substituir o consumo de pães, massa e arroz normais e brancos pelos integrais.

Isso já terá grande impacto na sua dieta. Além de acelerar o emagrecimento, transformará seu intestino em um reloginho!

Cereais

alimentos ricos em fibras

São considerados cereais ricos em fibras: aveia, cevada, granola e gérmen de trigo. Cuidado com as aveias e granolas com adição de açúcares. A cevada pode ser adicionada ao café, e o gérmen de trigo substitui a farinha branca na preparação de diversas receitas.

Verduras

alimentos ricos em fibras

Todas as verduras escuras são ricas em fibra: rúcula, agrião, espinafre, os vários tipos de brócolis, couves e até algumas alfaces.

Legumes

alimentos ricos em fibras legumes

Os legumes de cores amarela e alaranjada concentram muitas fibras. Mas fique atento, a maior quantidade de fibra destes alimentos está geralmente nas cascas. São as abóboras, cenouras, pimentões, entre outros.

Grãos

alimentos ricos em fibras

Feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, milho e até mesmo a pipoca concentram bastante fibra. Troque o salgadinho durante o filme por uma pipoca, feita com azeite de oliva, e vai garantir um lanchinho saudável.

Frutas

alimentos ricos em fibras

Basicamente todas as frutas têm fibras. Mas, assim como os legumes, as frutas concentram as fibras na casca. Por isso, prefira as maçãs, ameixas, caquis, damascos e figos, para uma maior absorção.

Frutas oleaginosas e sementes

As amêndoas, linhaças e nozes são também alimentos ricos em fibras. Pode coloca-los nas sopas, nos iogurtes, na tigela de açaí, nas saladas e até mesmo consumi-las como lanche entre refeições.

 

Crédito das Imagens: Unsplash