Abacate Engorda ou Emagrece? Conheça 9 benefícios

A fruta ajuda a diminuir o colesterol, os triglicerídeos, e aumenta o HDL

O abacate tem ganhado boa fama nos últimos tempos. Aliás, não é sem motivo, afinal possui alto valor nutritivo. Uma outra vantagem é o baixo custo, mas, será que o abacate engorda ou emagrece?  Ainda vale lembrar que a polpa é a parte mais proveitosa para consumo in natura ou como ingrediente em preparações, na forma de sobremesa, saladas, molhos até cosméticos.

Ademais, carrega benefícios comprovados Dentre eles estão a redução dos níveis de colesterol sanguíneo, hepático e LDL, além de aumentar o colesterol excretado e manter os níveis de HDL e triglicerídeos estáveis, conforme comprovado em estudos científicos. Agora, comer abacate com açúcar não vale, muito menos com leite condensado. Há diversas formas de adoçar a fruta e torna-la mais saborosa ao nosso paladar, como a adição de mel nas batidas.

Leia também: Como fazer a dieta das frutas?

Nutrientes do Abacate

Este é um alimento antioxidante, por isso, acima de tudo é preciso ter em conta que, apesar de calórico, é considerado um superalimento. Ou seja, está entre os alimentos que mais benefícios ao corpo humano. Cada fruta tem em média 20 vitaminas e minerais, entre eles: vitamina K, C, B5, B6, E, Folato e Potássio.

O abacate também concentra magnésio, cobre, ferro, zinco, fósforo e vitaminas A, B1 B2 e B3 em menores, zinco. Tudo isso em apenas 160 calorias e 2 gramas de proteínas.

Quais os nutrientes e calorias do abacate?

Uma máquina de nutrientes, finalmente a cada 100g da fruta você encontra a quantidade diária necessária de:

  • 96 kcal de energia;
  • 1,2 g de proteínas;
  • 8,4 g de lipídios.
  • 0g de colesterol;
  • 6,0 g de carboidratos;
  • 6,3g de fibra alimentar;
  • 6% de vitamina K, importante para a saúde dos seus ossos e do seu coração;
  • 20% de ácido fólico, essencial para a formação de novas células sanguíneas na medula óssea;
  • 30% de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, o coração, a pele e os olhos;
  • 14% de vitamina B5, que ajuda a combater alergias, além de outros benefícios;
  • 13% necessário de sistemas vitamina B6, que melhore o organismo, incluindo o de capacidade diversa, circulatório, digestivo, nervoso muscular;
  • 10% da quantidade necessária de vitamina E, que atua diretamente na saúde da sua pele e dos olhos.

Apesar de ter como senso comum que o abacate engorda, esta é uma ideia bastante errada. Em cada 6 gramas de carboidratos da fruta, 6,3 gramas são fibra. Por isso, é recomendado a sua ingestão em dietas low carb, de baixa caloria. Além disso, não contém colesterol, muito menos o colesterol ruim e são baixos em gordura com as poliinsaturadas ausentes. E ainda têm mais potássio que as bananas. Portanto sim, você pode comer abacate na dieta low carb

Abacate na dieta engorda ou emagrece
Abacate Engorda ou Emagrece? Conheça 9 benefícios. Foto: Canva PRO

9 motivos para comer abacate

A fruta ajuda a diminuir o colesterol, os triglicerídeos, e aumenta o HDL. Elimina as cãibras musculares, rejuvenesce a pele e nutre os cabelos e unhas. Isso porque o azeite é um ácido graxo monoinsaturado, que também é o componente principal no de oliva.

O abacate é rico em fibra e também está associado à prevenção de diversos tipos de câncer. Quem vem abacate com regularidade consegue absorver os derivados de outros legumes, como melhores carotenoides.

1. Bom para tudo

É uma das frutas mais completas. Apesar de ser rica em gorduras e carboidratos , possui uma série de nutrientes que fazem bem para o corpo todo. 

2. É rico em vitaminas e minerais

Apenas em uma xícara da fruta, ou 125 gramas, você já consome 35 por cento da necessidade diária de diversas vitaminas, como do complexo C, K, B e E.

3. Melhora a saúde ocular

Quando cuidado com a visão, todo mundo lembra das cenouras. Porém, ela não é o único e nem o melhor alimento para isso. O abacate contém um carotenoide conhecido como luteína responsável por fortalecer a retina e evitar problemas de visão.  Seus antioxidantes e o poderoso ômega 3 evitam a degeneração macular e ajudam a conservar a umidade natural dos olhos.

4. São bons para o trânsito intestinal

Quem sofre de prisão de ventre, gases e problemas digestivos tentar pelo menos uma porção de por dia ou cinco porções por semana. Esta fruta contém até 80% de fibra alimentar, que alivia a inflamação enquanto favorece o movimento intestinal. É considerado um prebiótico, porque serve de alimento para bactérias boas que protegem o cólon.

5. Atua como anti-inflamatório

Os corpos cetônicos combatem o processo inflamatório de maneira satisfatória, ajudando assim no controle de muitas doenças. Por sorte, um alimento como o abacate pode ajudar a regular graças à ação anti-inflamatória de seus flavonoides e poli fenóis.

6. Previne o envelhecimento precoce da pele

Uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele são os efeitos negativos que os radicais livres presentes no ambiente podem causar. A vitamina E, os flavonoides e polifenois do abacate têm uma poderosa ação antioxidante que detém o estresse oxidativo, para manter a pele jovem por mais tempo. Também é preciso destacar a vitamina C, um nutriente que aumenta a produção de colágeno e elastina.

7. Alivia a artrite

Pacientes que sofrem uma dor constante por causa da artrite podem encontrar ação natural neste alimento. Seus antioxidantes compostos e agentes anti-inflamatórios aliviam a doença de forma temporal e contribuem para melhorar a saúde articular.

8. Contribuição com o cuidado das unhas

A biotina que o abacate contém é essencial para proteger e conservar as unhas fortes. Seja através de seu consumo ou por meio de uma aplicação direta sob as unhas, a óleo essencial que contém as unhas permite manter as unhas hidratadas e bonitas.

9. Benéfico para grávidas e lactentes

Antes e depois de dar luz, os pediatras e médicos recomendam as mulheres mantenham o abacate em sua alimentação, já que ele contém uma quantidade necessária de ácido fólico, vitamina B9, que diminui os riscos durante o parto.

Também oferece recomendações para a dieta do bebê, pois oferece suplementos monoinsaturados que desempenham um papel fundamental em seu desenvolvimento. Por se tratar de um fruto de textura mole, pode ser sem problemas, ainda que preciso sempre de supervisão médica para inserir na alimentação da criança.

creme de abacate saudável
Abacate Engorda ou Emagrece? Conheça 9 benefícios. Foto: Canva PRO

Afinal, o abacate engorda ou emagrece?

Cientistas já provam que a ingestão  à noite ajuda a emagrecer com facilidade. Mas, o abacate é bom para quem quer perder peso de forma sustentada.

Para os diabéticos, é uma das frutas liberadas, por sua baixa quantidade de açúcares. Apesar do preconceito de que o abacate engorda, é uma fruta que desacelera o processo de absorção de gorduras ativando o metabolismo.

E a melhor razão de todas para ter uma fruta sempre à mesa: é deliciosa. Pode incorpora-la nas suas saladas, sucos e sopas. Além de ser fácil de encontrar e ter um preço relativamente em conta.

Como conservar o abacate?

Muitas vezes não utilizamos o abacate inteiro em nossas receitas. Aí, na pressa, a gente vai lá e joga para dentro da geladeira.

Quando lembra do abacate, ele está preto ou murcho. Isso acontece porque, assim como a maçã, o abacate oxida. E, no momento em que a fruta oxida, ela já perdeu boa parte de seus nutrientes. Conservar bem a fruta é ter a sua saúde em atenção.

Existem algumas dicas para conservar o abacate, e seus nutrientes, em bom estado na geladeira. Veja abaixo!

1. Mantenha o caroço

Se vai comer apenas a metade, deixe o caroço protegendo a outra metade. Isso fará muita diferença, mas só isso não basta proteger a fruta inteira, tudo isso é preciso.

2. Método da cebola

Este truque consiste em colocar um quarto de uma cebola roxa em grandes no fundo de um recipiente de preferência de vidro.

Depois da metade do abacate que queremos conservar, de tal modo que o caroço, fique aqui para cima. O recipiente deve ser fechado e guardado na geladeira.

Este conselho é muito útil, já que os vapores ajudam a conservar a cor verde e manter o abacate fresco. Além disso, a única parte que terá contato com a cebola é a casca do abacate, portanto, o sabor da fruta não irá alterar. Também podemos guardar a cebola utilizada para depois usar em outras coisas.

3. Método de suco de limão

Outro ingrediente que ajuda a conservar o abacate fresco é o limão. Sabemos que o limão dá um sabor muito delicioso ao abacate e ambos se complementam muito bem.

E ainda o ácido cítrico reduz drasticamente o processo de perda. Para isso, jogue um pouco de suco na metade que desejar guardar.

4. Método do azeite de oliva

O azeite de oliva é um ingrediente natural que não altera o sabor nem o odor do abacate que se deseja conservar fresco. Para aproveitá-lo, simplesmente unte a parte do abacate que deseja conservar e guardar em um recipiente de vidro. O azeite impedirá que a fruta entre em contato com o ar e se óxido.

E na sobremesa, abacate engorda?

Toda fruta consumida em excesso engorda. O segredo está em se autocontrolar. Claro que é melhor tomar uma batida de abacate com açúcar que comer um bolo de chocolate.

Mas não vá apenas por aí. O abacate é uma fruta que contém muita gordura e, apesar de boas, elas não são as únicas necessárias no nosso organismo. Se já temos em excesso, por que injetar mais ainda?

Respeite o tamanho da sua fome e evite os excessos. Se quer emagrecer, evite o consumo diário do abacate. Deixe para comer em horário em que o corpo necessita de energias, como logo pela manhã.

Aliás, comer abacate à noite engorda? Sim, por isso evite a todo custo comer a fruta à noite. É nesta hora que o abacate engorda. MAs, se tem problemas de prisão de ventre, esse é um horário indicado para seu consumo. 

Depois do almoço nossa queima calórica baixa muito e é hora de estocar energia. Por isso, devemos consumo em forma de pirâmide: muito de manhã, moderado à tarde e quase nada à noite, quando queremos perder peso.

Vitamina de abacate com banana engorda? A princípio não. Mas se você busca uma dieta low carb, essa pode não ser a solução ideal para você. Isso porque o abacate e a banana são ambos ricos em carboidratos. Então, lembre-se, se você esteve em uma dieta cetogênica ou cetônica, não pode comer abacate com banana!

Leia também: 3 receitas saudáveis com abacate que dão saciedade (e não engordam)

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação