Book Appointment Now
Saiba como armazenar amostra para exame de fezes corretamente
A princípio, cada exame médico ou laboratorial tem finalidades específicas, e permitem o diagnóstico de determinadas doenças. Contudo, alguns desses exames podem ser um pouco mais difíceis ou constrangedores, como é o caso do exame de fezes, em que muitos pacientes têm dificuldade de coletar uma amostra. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar a como armazenar corretamente a amostra para fazer um exame de fezes.
Sem dúvidas, o exame de fezes é extremamente útil do ponto de vista médico. Através dele, é possível obter dados que permitem identificar diversos tipos de doenças e condições de saúde. Consequentemente, ele permite contribui para que os pacientes recebam os tratamentos que eles precisam. Portanto, é muito importante aprender a forma correta de coletar e armazenar a amostra para o exame.
Principais utilidades do exame de fezes
De antemão, existem alguns sintomas relativamente comuns que podem precisar de um exame de fezes para o diagnóstico. Por exemplo, se você está com cólicas no abdômen, gases, mudanças de apetite, inchaço na barriga, alterações na forma e aspecto das fezes, ou outros sintomas similares, o exame de fezes pode ser bem importante para identificar quaisquer problemas que você possa ter.
Na grande maioria das vezes, esse exame é empregado para identificar casos de verminoses, especialmente em crianças. Por outro lado, ele também é útil para diagnosticar casos de infecção intestinal, intestino irritável e hemorroidas internas. Contudo, diferente do que algumas pessoas possam pensar, o exame não é empregado para pessoas que estão sofrendo de diarreia.
Leia mais: Qual exame detecta a anemia? Entenda mais dessa doença e como diagnosticar
Dicas para coletar a amostra para o exame
Agora que você sabe das aplicações que o exame de fezes possui, é necessário aprender a como coletar uma amostra corretamente. No caso, o mais importante é tomar cuidado para não comprometer ela.
Primeira coisa é ter em mãos tudo que você precisa para coletar a amostra. Aliás, o frasco de coleta deve ser específico para esse fim. Não usar outro tipo de recipiente que não seja fornecido pelo próprio laboratório.
Portanto, ao fazer o exame, lembre-se de solicitar o frasco de coleta no laboratório antes de iniciar a coleta da amostra. Aliás, o uso de recipientes não recomentados podem comprometer a amostra e você , provavelmente terá que repetir o exame. Caso você não tenha recebido o frasco é possível adquirir em farmácias.
Comece esvaziando a bexiga e fazendo higienização da região íntima em seguida. Aliás, tendo esse cuidado você evita que a urina contamine as fezes.
Próximo passo é fazer cocô em um bidê ou penico forrados com um papel higiênico, que não seja de jornal, ao invés de fazer no vaso sanitário. Caso prefira fazer diretamente dentro do frasco também é possível, só exige boa coordenação motora na hora da coleta.
Depois de ter feito cocô, agora você já pode coletar a amostra utilizando o copo que lhe foi fornecido no hospital. Geralmente, os frascos de coleta possuem uma pazinha, e é com ela que você vai coletar a amostra. Mas atenção, não é necessário coletar grande quantidade de fezes, apenas uma pequena parte dela já é suficiente. Assim, com a coleta feita, basta colocar no copo e fechar bem.
Como armazenar a amostra antes de levar para o exame?
Por fim, tendo em mente os cuidados necessários para a coleta das fezes, resta aprender as dicas para armazenar a amostra corretamente para não comprometê-la. À primeira vista, pode parecer estranho e pouco higiênico, mas o copo com a amostra deve permanecer na geladeira. Por isso é importante manter ele bem fechado e limpo por fora.
Sob esse ponto de vista, o ideal é que você coloque o copo dentro de um saco plástico, do tipo que pode ser vedado, de preferência. Procure também deixar em um local mais afastado dos alimentos da geladeira, ou reposicionar eles para ter o mesmo efeito. Dessa forma, é possível evitar contaminações e permitir que a amostra possa durar até 24 horas.
Leia mais: Por que exame de urina tem que ser o primeiro jato da manhã?