Por que exame de urina tem que ser o primeiro jato da manhã?

Saber por que exame de urina tem que ser o primeiro jato da manhã é essencial para entender a análise desse procedimento. O exame citobacteriológico da urina (ou citologia urinária), é particularmente praticado quando há suspeita de infecção do trato urinário. Hoje traremos  esclarecimentos que vão te ajudar nesse processo de coleta. Acompanhe a seguir aqui no SaúdeLAB.

Afinal, por que exame de urina tem que ser o primeiro jato da manhã?

O exame consiste em coletar e analisar a urina para detectar uma concentração anormalmente alta de leucócitos, um sinal de infecção.

Muitas substâncias podem ser analisadas e detectadas na urina. A urinálise ajuda a diagnosticar determinadas patologias, mas também a definir melhor o seu tratamento. Mas também permitem saber se uma mulher está grávida, por exemplo.

Em relação ao exame de urina ou de cultura, é preciso que o paciente colha a primeira urina do dia. Isto porque ela tem uma concentração maior. Contudo, é também ideal descartar o primeiro jato, porque este é composto por secreções e elementos celulares que podem causar interferência nos resultados.

fazer exame de urina
Afinal, por que exame de urina tem que ser o primeiro jato da manhã? – Imagem: Canva Pro

O que é o exame citobacteriológico de urina?

ECBU, ou exame citobacteriológico de urina, é com certeza um dos exames mais solicitados durante as consultas. Ele pode detectar vários compostos que não deveriam ser encontrados na urina, ou apenas dentro de certos limites.

  • consideramos hemoglobinúria ou hematúria quando a análise da urina revela a presença de sangue na urina.
  • consideramos proteinúria quando as proteínas (em quantidades maiores do que os traços geralmente presentes) são encontradas ali.
  • A glicosúria sinaliza a presença de açúcares, o que pode indicar diabetes.
  • Quanto à albuminúria, é um sinal da presença de uma determinada proteína, a albumina, e pode refletir a pressão arterial elevada.
  • Outros elementos (como sódio, potássio, cálcio, cloreto, ácido úrico, uréia ou creatinina) também podem ser pesquisados ​​de acordo com a solicitação do médico.
  • A presença de glóbulos brancos (chamada leucocitúria ) é relativamente comum porque sinaliza uma infecção do trato urinário.

Além disso, a dosagem de Beta HCG pode confirmar uma gravidez. Certos compostos, como a porfirina, podem sinalizar doenças raras.

Indicações: por que fazer?

O exame citobacteriológico de urina pode ser prescrito pelo médico para evidenciar, por exemplo:

  • uma infecção do trato urinário,
  • cistite,
  • pielonefrite,
  • prostatite.

Nas mulheres, a infecção do trato urinário geralmente se manifesta pelos seguintes sintomas: dor ao urinar, como ardência, vontade frequente de urinar, presença de sangue na urina (o que não é necessariamente sinal de gravidade, calafrios ou febre).

Os mesmos sintomas são encontrados nos homens, às vezes associados a dores nos testículos, bem como a um fluxo de líquido da uretra.

De posse dessas informações, ao sentir tais sintomas ou desconforto ao urinar, não se automedique, isso pode ser prejudicial para sua saúde. O melhor é buscar orientação médica e seguir suas recomendações.

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 330