Saiba como armazenar temperos corretamente e conserve seus nutrientes por mais tempo

À primeira vista, o armazenamento dos temperos que utilizamos na cozinha pode não parecer tão importante quanto o armazenamentos dos alimentos em si. Contudo, nunca podemos esquecer que os temperos também possuem validade, e quanto se trata de temperos frescos, caseiros ou líquidos, essa questão é ainda mais importante. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar qual o melhor e mais seguro lugar para guardar temperos.

Sem dúvidas, os temperos são ingredientes indispensáveis para qualquer receita. Por isso precisamos manter eles sob boas condições e garantir a qualidade deles. Entretanto, para que essa garantia seja possível, não podemos deixar a forma de armazenamento de lado, visto que ele está diretamente relacionado com a conservação dos temperos.

Saiba armazenar seus temperos corretamente

Primeiramente, não é possível definir um único local como o ideal para guardar os seus temperos. Enquanto um tempero pode ficar na dispensa, outro pode precisar ficar na geladeira. Porém também não há muito mistério para definir isso. Temperos secos, por exemplo, podem muito bem ficar em uma dispensa sob temperatura ambiente. Basta apenas ficar atento com a data de validade deles.

Por outro lado, temperos como o vinagre, pimenta em conserva, ketchup, maionese e similares precisam ficar na geladeira. Na verdade, enquanto eles estiverem lacrados, você até pode deixá-los na dispensa, mas depois de abertos, eles precisam ir para a geladeira, já que eles passam a ter contato com o exterior.

No entanto, vale reforçar que depois de abertos, muito deles tem alteração em sua data de validade que está recomendado na própria embalagem. Ou seja, muitas vezes, após a abertura, o produto precisa ser consumido em poucos dias e depois ser descartado.  Portanto, é fundamental avaliar a embalagem, original do produto.

Leia também: Quer mais sabor no dia a dia? Confira 3 receitas de temperos caseiros que fazem sucesso

O que fazer com temperos caseiros?

Também há pessoas que gostam de fazer os próprios temperos. Em casos como esse, saber como armazenar temperos corretamente também vai depender do tipo de preparo que você fez. Entretanto, de maneira geral, se seu tempero utiliza muitos ingredientes naturais ou líquidos, o ideal é deixá-lo na geladeira. Se for um ingrediente mais seco, ele pode ser colocado na sua dispensa.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais dicas! Clique aqui!

Onde devo guardar temperos in natura?

Vegetais e ervas, como alecrim, manjericão, salsa e cebolinha, são amplamente empregados como temperos na cozinha. Geralmente, o uso deles é feito in natura, o que faz com que eles sejam degradem com maior facilidade. Logo, temperos naturais precisam de cuidados um pouco mais reforçados.

No caso, a melhor maneira de conservar eles é lavando, picando e reservando no congelador. Se você vai utilizar o tempero em pouco tempo, você pode deixar ele na geladeira. Contudo, em ambos os casos, você também tem a opção passar as ervas e folhas por um processo de branqueamento, pois ele aumenta consideravelmente a durabilidade de certos vegetais.

Leia mais: Pode guardar comida em pote de sorvete? É seguro para a saúde?

Fique atento aos 10 ERROS que aumentam o risco de CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR

Você sabia que a maior parte das intoxicações alimentares são provenientes de maus hábitos no manuseio dos alimentos?

Confira aqui quais são e não se exponha a nenhum deles nunca mais.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915