Saiba como armazenar corretamente a banha de porco em casa com 03 dicas fáceis

A banha de porco é um ingrediente bastante presente na culinária. Ela possui diversas aplicações, e pode ser aproveitada em inúmeros pratos. Entretanto, para que ela fique bem conservada, é preciso saber como armazená-la. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a como armazenar corretamente a banha de porco em casa.

De antemão, você muito provavelmente utiliza, ou já viu alguém utilizando a banha de porco na cozinha. Seu emprego não se dá necessariamente pelo seu sabor, e sim pelo seu efeito no preparo de comidas, dada a sua composição e consistência. Entretanto, se ela não for bem armazenada, a sua função pode ser comprometida.

Preparando a banha de porco

Antes de mais nada, para que a banha possa ser devidamente armazenada, ela precisa passar por um pequeno tratamento antes. Isso é necessário pois a banha comprada no mercado, além de ser bastante processada, possui uma porcentagem de água em sua constituição, fazendo com que ela não seja tão pura.

A água e quaisquer aditivos da banha servem para melhorar a aparência dela. O tratamento em questão será necessário justamente para remover essa água. No caso, depois de comprar a banha, coloque ela em uma panela e leve ao fogo.

Com o tempo, é possível perceber a liberação de água, e quando chegar nesse ponto, desligue o fogo e espere ela esfriar um pouco antes de separar os elementos.

Recipientes precisam ser bem limpos

Tendo feito o tratamento inicial da banha de porco, é possível armazená-la em um recipiente. Não existem regras definitivas para determinar qual o melhor recipiente para o armazenamento, havendo uma certa liberdade de escolha quanto a isso.

As únicas condições são que o pote utilizado para armazenar a banha de porco deve ser vedado ou tampado de alguma forma e, antes de depositar a banha, ele precisa estar esterilizado.

Sob esse ponto de vista, é muito comum encontrar pessoas que guardam, ou até mesmo vendem a banha dentro de garrafas pets. Caso você queira fazer o mesmo, também será necessário esterilizar esse utensílio, porém dessa vez a banha precisa estar menos sólida.

O ideal é que você a coloque dentro da garrafa logo depois do preparo inicial. Dessa forma, o armazenamento é facilitado, e a garrafa pet permite um uso prático da banha através do bocal.

O local correto para armazenar a banha de porco

Por fim, depois de ter escolhido um recipiente de sua preferência, a banha precisa ser guardada em um local apropriado. Quando compramos ela no mercado, a banha costuma ficar na parte dos produtos refrigerados, dentro de geladeiras e similares.

Após você fazer o passo de aquecê-la e separar a água da banha de porco basta colocar em um local fresco e arejado, onde não bata sol. Dessa forma, ela já estará sob boas condições.

Por outro lado, caso você não a utilize com frequência e quer que ela dure por mais tempo, também é possível deixá-la dentro da geladeira ou do freezer sem problemas.

Enfim, dependendo da quantidade que usar no dia, quando armazenar a banha de porco deixe, de antemão, as porções em quantidades menores para evitar exposição desnecessário da banha e assim, ter maior proveito dos seus benefícios.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915