Por quanto tempo pode armazenar farofa? Pode levar para o congelador?

Entenda como a farofa precisa ser armazenada, e se o congelador tem utilidade nisso

Sem dúvidas, a farofa é um excelente complemento para as refeições, especialmente para churrascos e refeições com a família em amigos. Porém, na maioria das vezes ela acaba sobrando, e para evitar o desperdício, é preciso conservar corretamente. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e aprenda por quanto tempo se pode armazenar farofa.

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que a farofa precisa de cuidados no armazenamento. Contudo, é preciso ter em mente que o armazenamento dos alimentos é um dos principais fatores para a conservação deles, e com a farofa não é diferente.

Armazenar farofa da geladeira?

Primeiramente, conforme fora dito, o local de armazenamento é determinante para a conservação dele. Porém no caso da farofa, e de muitas outras receitas, também é preciso levar em consideração os seus ingredientes. Existem incontáveis tipos de farofas, algumas sendo mais simples e, consequentemente, duradouras, e outras mais elaboradas e suscetíveis a estragar.

Sob esse ponto de vista, farofas que são feitas principalmente de farinha e levam poucos outros ingredientes, tendem a demorar mais para estragar. Logo, elas podem ficar de fora da geladeira sem problemas por algumas horas. Por outro lado, farofas mais complexas, que levam carnes e vegetais em suas receitas, precisam de mais cuidados em sua conservação e, portanto, devem ficar na geladeira.

Leia mais: Como armazenar a tapioca corretamente e garantir um consumo seguro? Aprenda

Quanto tempo a farofa pode durar na geladeira?

De maneira geral, as farofas costumam durar cerca de 5 dias dentro da geladeira sem perder suas qualidades, no entanto devem estar bem fechadas. Porém, novamente, isso pode variar de acordo com o tipo de farofa. As que levam ingredientes que têm muito líquido, como tomates, ovos e pimentão devem ser consumidas em até 6 horas. Ademais, farofas simples podem durar os até mesmo 15 dias fora da geladeira, se bem armazenadas.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais dicas! Clique aqui!

É possível congelar a farofa sem estragar?

Por incrível que pareça, a farofa pode sim ser congelada. Dessa forma, ela pode durar até 3 meses, independente do tipo. Entretanto, para que isso seja possível, é preciso ter alguns cuidados. Confira o passo a passo a seguir para poder conservar corretamente a sua farofa no congelador:

  1. Caso você tenha acabado de preparar a sua farofa, deixe ela esfriar por alguns instantes.
  2. Reserva ela em um recipiente com tamanho suficiente para que a farofa possa encher ela por completo, sem deixar espaço entre ela e a tampa. Se for necessário, você pode completar esse espaço um plástico filme ou papel toalha.
  3. Feito isso, tampe bem o recipiente para evitar a entrada de ar, e já pode colocar no congelador. Quando for consumir, basta deixar ela descongelando em temperatura ambiente.

Leia mais: Saiba armazenar o vinagrete do jeito certo e em quanto tempo consumir

Como CONGELAR FEIJÃO COZIDO? Confira o passo a passo agora mesmo

Assim como saber conservar a farofa e evitar desperdício de alimentos é de suma importância, o feijão também tem lá seus segredinhos de armazenamento. Não deixe de descobri-los agora mesmo nesse VÍDEO EXCLUSIVO feito para te ajudar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação