Atum é carregado, ou ele é benéfico para a saúde? Entenda essa questão

Uma dieta que contém muitos alimentos carregados pode ser altamente prejudicial

Sem dúvidas, o atum é um dos peixes mais consumidos, não só no Brasil como também ao redor do globo. E motivos para isso não faltam, visto que ele é um peixe extremamente saboroso e macio. Mas o que nem todo mundo sabe é como ele pode afetar a nossa saúde. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e entenda se o atum é carregado, ou se ele é benéfico para a saúde.

A princípio, os alimentos carregados podem ser um verdadeiro perigo para a nossa saúde. Os peixes raramente se encaixam nessa categoria, mas existem algumas exceções importantes. E como o atum é muito consumido pelas pessoas, saber se pode ou não ser classificado como carregado é uma questão mais importante do que parece.

O que seria um alimento carregado?

Obviamente que só podemos saber se o atum é carregado se antes aprendermos um pouco sobre esse tipo de alimento. Basicamente, as comidas que pertencem a essa categoria são consideradas inflamatórias. E por exercerem esse efeito, elas podem causar desde problemas na cicatrização da pele até doenças inflamatórias, como a gastrite, hepatite, esofagite e similares.

Mas o que contribui para que os alimentos carregados sejam inflamatórios? Existem diferentes compostos e nutrientes que exercem ação inflamatória no organismo. Porém os mais marcantes e presentes são as gorduras, sal, óleos refinados e açúcar. Com isso faz todo sentido o fato de que grande parte dos alimentos carregados são industrializados, processados ou embutidos.

Leia mais: Calabresa é carregado? Fique por dentro das características gerais dela

É verdade que o atum é carregado ou não?

Um dos nutrientes mais significativos dos peixes, incluindo do atum, são as suas gorduras. Conforme fora dito, as gorduras são um dos principais compostos inflamatórios. Nesse aspecto, até poderíamos dizer que o atum é carregado. Mas por incrível que pareça, as gorduras dele são completamente diferente das gorduras que são verdadeiramente inflamatórias.

No caso, as gorduras do atuam são consideradas anti-inflamatórias e de altíssima qualidade. Ou seja, não há como afirmar que o atum é carregado justamente porque ele exerce um efeito completamente contrário ao de outros alimentos do tipo. Entretanto, é bom salientar que se o atum for adicionado de gorduras, sal ou óleos refinados durante o preparo e consumo, não há como garantir a segurança dele nesse aspecto.

Benefícios do atum para a nossa saúde

  • Ajuda no desenvolvimento dos músculos: assim como outros peixes e carnes brancas, o atum é fonte de proteínas, que são extremamente proveitosas para o desenvolvimento de massa muscular.
  • Aumenta a imunidade: um dos minerais mais presentes do atum é o selênio. Ele é um forte antioxidante que reforça as proteções do organismo contra doenças infecciosas.
  • Favorece a saúde cerebral: o atum também é fonte de algumas vitaminas, mas do complexo B merecem um certo destaque, especificamente a vitamina B12. Ela está associada ao bom funcionamento do cérebro e à manutenção da saúde dos nervos.
  • Mantém a saúde cardiovascular: as gorduras benéficas do atum nos beneficiam de diversas formas. Uma delas é através da redução dos níveis de colesterol. A partir desse efeito, é possível prevenir o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.

Leia mais: Arraia é remoso? Entenda seus efeitos no corpo mais frágil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação