Benefícios da cebola roxa crua: fique por dentro de seus principais efeitos

A princípio, no Brasil, geralmente a cebola mais usada na cozinha é a cebola branca. Ela por si só já é bastante benéfica para a nossa saúde. Contudo, há quem diga que a cebola roxa consegue ser ainda mais proveitosa, por causa de suas propriedades. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, conheça os benefícios da cebola roxa crua e fique por dentro de seus principais efeitos.

Quem gosta de cozinhar sabe bem a diferença que a cebola roxa pode fazer em um prato. Não é a toa que ela costuma ser um pouco mais cara que a cebola comum. Mas o que realmente importa é o impacto que ela pode ter na nossa saúde. Por ser vegetal, esse impacto costuma ser bastante benéfico, e portanto vale a pena entender os detalhes de como ele se manifesta no organismo.

Principais benefícios da cebola roxa crua

  • Favorece a saúde cardiovascular: por incrível que pareça, o consumo da cebola roxa pode estar associado ao aumento do colesterol bom, considerado importante para a saúde do sistema cardiovascular.
  • Combate problemas gástricos: os compostos antimicrobianos e anti-inflamatórios da cebola roxa são capazes de aliviar e reduzir diversos tipos de dores no estômago.
  • É antioxidante: a antocianina e quercetina são dois compostos bem significativos da cebola roxa, e ambos são considerados antioxidantes. Através deles, é possível combater os radicais livres, causadores de problemas como doenças neurodegenerativas e envelhecimento precoce.
  • Promove a saúde da pele: a união de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios é excelente para manter a saúde e beleza da pele, e reforçar as suas proteções, especialmente a acne.
  • Aumenta a imunidade: existem substâncias fitoquímicas na cebola roxa que melhoram o aproveitamento e as atividades da vitamina A e C, e ambas são indispensáveis para o bom funcionamento do sistema imune.

No que a cebola branca se difere da roxa?

Conhecendo melhor os benefícios da cebola roxa crua para a saúde, vale a pena também conferir as diferenças dela para a cebola comum. Começando pelas suas propriedades culinárias, a cebola branca tende a ser um pouco mais picante. Já a cebola roxa é bem mais suave, e tem um sabor levemente doce. Por isso o uso delas na cozinha acaba sendo bastante diferente.

Agora, do ponto de vista nutricional, as cebolas brancas são relativamente menos calóricas, e possuem uma quantidade maior de cálcio, mineral importante para os ossos. Enquanto isso, apesar de terem mais calorias, a s cebolas roxas possuem mais betacarotenos. Estes são substâncias antioxidantes, que conforme fora dito, são importantes para o combate dos radicais livres.

Qual a melhor forma de usar cada cebola na cozinha?

Por fim, não adianta conhecer os benefícios da cebola roxa crua sem saber como usar ela no preparo de comidas. Graças ao seu sabor mais adocicado, ela não é tão versátil quanto a cebola branca, que pode ser empregada para refogar quase todo tipo de prato. Entretanto, ela combina perfeitamente com vinagretes, pizzas, hambúrgueres, ceviches e carnes no geral.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915