Os poderosos efeitos da cúrcuma em cápsula: 10 motivos para incluir na rotina alimentar

Se aproveitada na forma de cápsulas, a cúrcuma pode fazer muito por nossa saúde

Benefícios da cúrcuma em cápsula – De antemão, a cúrcuma é um tempero extremamente versátil na cozinha, que combina com diversas carnes e pratos salgados. Entretanto, ela também é um produto rico em propriedades medicinais, podendo até ser encontrada e consumida na forma de cápsulas.

Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, conheça 10 benefícios da cúrcuma em cápsula e saiba porquê incluir ela na dieta é tão bom.

Também conhecida por açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma planta cujas raízes são aproveitadas para produzir o tempero. E ao mesmo tempo, a planta também é considerada medicinal, fazendo desse tempero não só um ótimo ingrediente na cozinha, como também um aliado da saúde do organismo.

Sendo assim, vale a pena conhecer melhor as propriedades que ela pode nos oferecer.

10 melhores benefícios da cúrcuma em cápsula

A partir de substâncias como a curcumina e compostos fenólicos, e de efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, a cúrcuma é capaz de impactar positivamente a saúde do nosso organismo em diferentes aspectos.

Consequentemente, se ela for consumida regularmente, todas essas propriedades dela são extremamente proveitosas. Dito isso, confira a seguir os principais benefícios da cúrcuma em cápsula para a saúde:

  • Inibe o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas
  • Favorece a queda e controle da pressão arterial
  • Ajuda a prevenir o desenvolvimento de alguns cânceres
  • Favorece e promove os processos de perda de peso
  • Combate e ameniza determinados problemas de pele
  • Mantém o colesterol melhor controlado e reduzido
  • Promove a saúde e o controle da diabetes
  • Ajuda a tratar condições de saúde intestinais
  • Ameniza e alivia algumas dores generalizadas
  • Previne o desenvolvimento de doenças alérgicas

Cúrcuma em cápsula: como tomar?

Conhecendo melhor os benefícios da cúrcuma em cápsula, fica claro que ela é uma ótima inclusão da rotina. Mas para que ela seja eficiente e segura, é preciso saber como consumi-la.

No caso, o ideal é que a dose diária seja de uma grama, e as cápsulas por sua vez costumam ter cerca de 250 miligramas. Portanto, apesar do valor poder variar de acordo com a necessidade, geralmente 4 cápsulas diárias já são o suficiente.

Qual o melhor horário para tomar as cápsulas?

Outro detalhe importante para a segurança do consumo das cápsulas de cúrcuma é o horário. De maneira geral, não existe um horário específico para o consumo, mas é bom limitar ele para até 2 cápsulas a cada 12 horas.

Um bom exemplo disso é tomar 2 cápsulas ao acordar de manhã em jejum, e mais duas durante a noite, após essas 12 horas. Seguindo esses cuidados, ela dificilmente deixará de ser efetiva.

E quais podem ser os seus efeitos colaterais?

Por fim, tão importante quanto saber dos benefícios da cúrcuma em cápsula é entender se ela pode ou não ter algum tipo de efeito colateral. Em suma, a cúrcuma por si só não é capaz de prejudicar a nossa saúde.

Contudo, se consumida em excesso, ela pode de fato se tornar um problema. Isso porque a cúrcuma em grandes quantidades leva a enjoos e pode causar uma leve irritação no nosso estômago. Sendo assim, tenha sempre moderação nas cápsulas.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação