Book Appointment Now
Para que serve a flor de malva? Veja 07 benefícios dessa planta medicinal linda e cheirosa
Você já ouviu falar na bela flor de malva? Além de ser utilizada na decoração de ambientes, essa espécie ainda serve como planta medicinal, e é capaz de conferir diversos benefícios à saúde. Veja hoje no SaúdeLab quais são eles e aprenda um passo a passo simples para cultivar a malva em casa. Você não pode perder essa oportunidade de conhecer a flor de malva e seus poderes incríveis.
07 benefícios da malva
Oriunda da Europa e Ásia, a Malva é uma planta facilmente adaptada ao clima brasileiro. Muitos a utilizam como decoração, devido à sua beleza, mas a verdade é que a malva também é utilizada há séculos como uma das mais potentes plantas medicinais.
Poder antioxidante e anti-inflamatório
Nesse sentido, vale destacar que suas flores e folhas são ricas em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Além disso, ela também confere ação analgésica, podendo ser utilizada para o alívio de dores e queimaduras na pele. Do mesmo modo, ela é eficaz para o tratamento de picadas de insetos, queimaduras de sol, erupções na pele e hematomas.
Cicatrizante e analgésica
Portanto, a malva reduz a inflamação e o inchaço, proporcionando uma cicatrização mais rápida e o alívio da dor. Da mesma forma, ela também pode ser aplicada em músculos e articulações doloridas.
Aumenta imunidade
Um outro benefício da malva é a sua eficácia no fortalecimento do sistema imunológico e no combate às infecções bacterianas, já que suas folhas e flores são ricas em vitamina C.
Expectorante
Nesse sentido, como também confere efeito expectorante, a malva é ideal para ser utilizada no tratamento auxiliar de problemas respiratórios, como gripes e resfriados.
Regula o intestino
Por fim, o chá de malva possui ação laxante suave, ajudando a combater a prisão de ventre e regulando o intestino.
Assim, que tal ter todos esses benefícios ao seu dispor? Veja abaixo como é simples cultivar a malva!
Como cultivar a malva e ter os melhores benefícios
O cultivo da malva se dá através das sementes, que podem ser adquiridas em floriculturas ou casas de produtos naturais. Aprenda como plantar e ter os benefícios da malva a sua disposição.
Passo a passo para o plantio
Preparo do solo
O solo para plantio da malva deve ser fértil, leve e rico em matéria orgânica, em especial húmus de minhoca. Ademais, deve ser bem drenado e estar sempre úmido. Além disso, como a malva é uma planta que demanda muitos nutrientes, é necessário fazer a adubação do substrato a cada 30 dias, nos meses de primavera e verão.
Para realizar o plantio e aproveitar os benefícios da malva, basta colocar as sementes de malva no solo, com 5cm de espaçamento entre cada uma delas. Por fim, jogue uma fina camada de terra por cima. Nesse momento, você não deve irrigar o solo, pois as sementes poderão se agrupar, gerando um cultivo irregular.
Tempo de germinação
As sementes de malva demoram entre 10 e 14 dias para germinarem. O desenvolvimento completo da planta se dá a partir do primeiro ano de cultivo.
Melhor época de plantio
A melhor época para fazer o plantio da espécie é no início da primavera ou no início do verão.
Regas
A malva é uma planta que necessita de solo úmido. Dessa forma, a rega deve ser feita diariamente, de forma moderada e tomando cuidado para não encharcar o solo.
Luminosidade
Essa é uma espécie que requer luz solar direta para se desenvolver. Assim, escolha um local de cultivo com bastante incidência de luz.
Leia mais: Saiba como cultivar capim-limão e aproveite os benefícios da planta medicinal
Qual a melhor forma de aproveitar a malva
Os benefícios da flor de malva são inúmeros. Seja para alívio e tratamento de dores e problemas de pele, recomenda-se fazer um cataplasma com as folhas e flores de malva. Assim, basta amassá-las e adicionar um pouco de água, aplicando a mistura diretamente sobre a pele. Deixe agir por 30 minutos e repita a aplicação por 2 vezes ao dia.
Para fins de auxílio em tratamentos contra problemas respiratórios e intestinais, o chá da planta é o mais indicado. Desse modo, basta colocar 1 colher de chá de flores e folhas picadas em 1 xícara de água já fervida. Deixe descansar, coe e beba em seguida. O consumo indicado é de até 3 vezes ao dia.
Todavia, alguns alertas são importantes: a malva não deve ser consumida por muito tempo, pois pode causar intoxicação. Portanto, seu uso deve ser feito somente com orientação médica. Ademais, o chá da planta não é aconselhado para gestantes, lactantes, pessoas com pressão alta ou que façam uso de medicamentos à base de mucilagens.
MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!
Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.