Book Appointment Now
Cru ou cozido? Veja a melhor forma de consumir o agrião e aproveite seus benefícios
Você conhece os benefícios de consumir agrião? Muito utilizado em saladas e ensopados, o agrião é uma hortaliça bem apreciada dos brasileiros. Porém, você sabia que ele também pode ser utilizado como planta medicinal? Confira hoje no SaúdeLab a melhor forma de aproveitá-lo e veja como é fácil ter um cultivo em casa!
Benefícios de consumir o agrião
Ao consumir o agrião, seja cru ou cozido, sua saúde tem muito a ganhar em seus inúmeros benefícios. Conheça-os e anime-se a cultivá-lo em sua casa facilmente.
1. Combate gripe e resfriados
O agrião oferece diversos benefícios à saúde e por isso pode ser considerado uma planta medicinal. Nesse sentido, ele é rico em vitaminas e compostos antioxidantes, que oferecem propriedades anti-inflamatórias e combatem os radicais livres do organismo. Por exemplo, seu alto teor de vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combatendo os sintomas de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios.
2. Retarda envelhecimento precoce
Além disso, a ação antioxidante da vitamina C presentes nas folhas de agrião também auxilia no combate ao envelhecimento precoce. Você pode consumir o agrião em sucos, saladas todos os dias se quiser.
3. Saúde da pele e olhos
Ademais, por ser rica em vitamina A, essa hortaliça também auxilia na manutenção da saúde da pele e cabelos e olhos. E, ainda, os altos índices de glucosinolatos presentes nas folhas atuam como potentes antioxidantes, que evitam o dano causado às células saudáveis da pele.
4. Controle de glicose
E os benefícios de consumir agrião vão além: ele também é rico em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a resistência à insulina.
5. Fortalece os ossos
Além disso, por conter boas quantidades de vitamina K e cálcio, consumir o agrião também ajuda na manutenção da saúde dos ossos, evitando lesões, fragilidades e atuando na prevenção à osteoporose.
6. Previne hemorragias
Do mesmo modo, a vitamina K presente em suas folhas também ajuda a manter a coagulação natural do sangue, prevenindo hemorragias.
7. Equilíbrio de colesterol e triglicérides
E, por fim, o agrião ajuda a promover uma melhor absorção da gordura dos alimentos pelo intestino, equilibrando as taxas de colesterol e triglicerídeos e prevenindo doenças como o infarto, a aterosclerose e o acúmulo de gordura no fígado.
Ufa, viu quantos benefícios você pode obter com o consumo do agrião? Então, que tal aprender a cultivá-lo em casa, de forma simples? Veja o passo a passo abaixo!
Como cultivar agrião
Para consumir o agrião com fartura, faça seu cultivo através das sementes, as quais você pode adquirir em horticulturas. Assim, ensinaremos a fazer um plantio fácil dessa hortaliça em vasos, que podem ser mantidos até dentro de casa.
Passo a passo para o plantio e consumir o agrião orgânico
Preparo do solo
O solo para cultivo do agrião deve ser fértil, bem drenado e com bastante quantidade de matéria orgânica e musgo. Além disso, o vaso escolhido deve ser plástico e deve possuir mais de 30cm de profundidade, além de dispor de furos na base para um melhor escoamento da água das regas.
Encha o vaso com o substrato deixando um espaço de cerca de 5cm em relação à borda. Em seguida, espalhe cerca de 4 sementes sob o solo de maneira superficial, não profunda. Adicione mais uma fina camada de substrato e faça uma rega moderada.
Tempo de germinação
As sementes de agrião demoram entre 5 a 10 dias para começarem a germinar. Ademais, a hortaliça atingirá seu desenvolvimento entre 60 a 80 dias.
Melhor época de plantio
O agrião é uma hortaliça de inverno. Sendo assim, ele se desenvolve bem nos períodos entre o outono e o inverno.
Regas
O solo do cultivo deve ser regado todos os dias, de forma superficial, com o auxílio de um borrifador. Dessa forma, tome cuidado para não encharcar o solo.
Luminosidade
O agrião pode ser cultivado em áreas com incidência indireta de luz solar. Assim, caso você escolha cultivá-lo dentro de casa, mantenha o vaso próximo a janelas com certa passagem de luz.
Como consumir o agrião cru ou cozido
O agrião pode ser consumido tanto em sua forma crua quanto cozida. No entanto, pesquisas apontam que a forma cozida apresenta maior teor de carotenóides. Mesmo assim, deve-se evitar cozinhar essa hortaliça por muito tempo, pois isso faz com que se percam os índices de compostos antioxidantes.
Ademais, para o tratamento dos sintomas de problemas respiratórios, você pode fazer um xarope ou chá de agrião, os quais ajudarão na expectoração pulmonar. Assim, para fazer o xarope, basta colocar numa panela 250ml de suco de agrião batido puro no liquidificador, 1 xícara de chá de mel de abelha e deixar ferver, até que a textura fique viscosa.
Em seguida, desligue o fogo e adicione 5 gotas de própolis. Você pode tomar 1 colher desse xarope por até 3 vezes ao dia.
Para preparar o chá, basta adicionar meia xícara de chá de folhas e talos de agrião picados em 200ml de água já fervida. Deixe descansar, coe e beba por até 3 vezes ao dia.
Contudo, um alerta: o agrião não deve ser consumido por pacientes que fazem uso de remédios à base de lítio, varfarina e clorzoxazona. Do mesmo modo, mulheres grávidas devem evitar tomar o chá da planta.
Leia mais: O Inhame é um superalimento que se pode cultivar em casa