Saiba como cultivar capim-limão e aproveite os benefícios da planta medicinal

O capim-limão é uma das plantas medicinais mais famosas do Brasil. Porém, você sabe quais são seus verdadeiros benefícios? Confira hoje no SaúdeLab e veja um passo a passo simples de como cultivar o capim-limão sem nenhuma dificuldade e ter sua casa perfumada com essa espécie incrível.

Benefícios de cultivar o capim-limão

Ao cultivar o capim-limão na sua casa, você terá uma bela planta cheia de benefícios à saúde à sua disposição, sempre que desejar, afinal é um arbusto resistente e que não requer muitos cuidados. Além disso, fazer uso da planta in natura é muito mais vantajoso para obter os resultados desejados.  Afinal, comprar a folha seca até gerar problemas na real identificação da planta.

Além disso, você terá no seu quintal uma planta repelente que ajudará a manter insetos afastados trazendo bem-estar par você e sua família. Abaixo listamos alguns benefícios que você obtém da planta.

1 – Analgésico

Dentre os benefícios mais conhecidos do capim-limão estão as suas propriedades analgésicas. Nesse sentido, a planta contém compostos bioativos como o citral e o mirceno, que atuam no organismo inibindo dores de cabeça e musculares, bem como dores no sistema gastrointestinal e aquelas provocadas por reumatismos.

2 – Sedativo

Mas os benefícios do capim-limão vão muito além. O citral, um de seus componentes também possui ação sedativa, auxiliando em casos de ansiedade, estresse ou problemas do sono, pois age diretamente no sistema nervoso central.

3 – Diurético

Além disso, a planta possui efeito diurético, eliminando o excesso de líquidos do organismo. Do mesmo modo, esse mesmo efeito acaba contribuindo para a eliminação do excesso de sódio do organismo, o que, a longo prazo, contribui para o controle da pressão arterial. Além disso, a planta também impede a oxidação das células de gordura, ajudando a diminuir o colesterol ruim do organismo e evitando a formação de doenças como infarto e aterosclerose.

4 – Neutraliza acidez do estômago

O sistema gastrointestinal humano também tem muito a ganhar com o consumo do capim-limão. Isso porque os flavonoides e taninos presentes em sua composição neutralizam e diminuem a acidez do estômago, controlando casos de azia e auxiliando no tratamento contra a gastrite e problemas com refluxo.

5 – Tratamento de infecções

Por fim, por possui ação bactericida e antisséptica, o capim-limão também pode ser utilizado na forma de compressas feitas com seu chá ou extrato para auxiliar em tratamentos contra a candidíase. Ademais, essa mesma ação também pode ser aplicada para tratamentos de infecções bucais, como gengivites.

Assim, que tal ter todos esses benefícios em casa, à sua disposição? Aprenda agora como fazer um cultivo simples de capim-limão em casa e aproveite!

Como cultivar capim-limão

O plantio se dá através de mudas, as quais você pode conseguir em horticulturas ou mesmo pela extração da parte de uma planta madura. Veja como cultivar o capim-limão sem erros.

Passo a passo para o plantio

Preparo do solo

O capim-limão se desenvolve melhor em solos mais secos e deficientes. Assim, não é necessário utilizar compostos orgânicos em seu preparo. Contudo, é necessário que o substrato seja bem drenado, de forma a evitar a formação de poças e encharcamento do solo.

Ademais, as mudas de capim-limão devem ser alocadas em covas de cerca de 40cm de profundidade. Em seguida, faça uma rega moderada.

Tempo de germinação

Depois do plantio, a planta levará cerca de 6 meses para se desenvolver de maneira completa.

Melhor época para cultivo

A melhor época para aprender como cultivar o capim-limão é entre a primavera e o verão, a saber, entre os meses de setembro a dezembro.

Cultivo de capim limão.
Saiba como cultivar capim-limão e aproveite os benefícios da planta medicinal. Foto: Canva PRO

Como cultivar capim-limão: regas e luminosidade

Durante o tempo de amadurecimento da planta, faça a rega a cada dois dias, tomando cuidado para irrigar somente o solo e não as folhas e evitando encharcar o local. Após esse período, a irrigação pode ser feita somente quando o solo aparentar estar muito seco.

Por ser uma planta de climas quentes e secos, o capim-limão deve ser cultivado à plena luz, em um local com incidência direta e abundante de luz solar.

Qual a melhor forma de aproveitar o capim-limão?

A melhor forma de aproveitar os benefícios do capim-limão é através do consumo do chá, feito com a infusão das folhas da planta. Nesse sentido, o preparo é bem simples: basta adicionar 1 colher de sopa das folhas de capim-limão à 200ml de água já fervida. Em seguida, tampe o local e aguarde cerca de 10 minutos. Por fim, basta coar e beber o chá. O consumo indicado é de 2 a 3 vezes por dia.

Contudo algumas contraindicações devem ser observadas. O chá de capim-limão não pode ser ingerido por gestantes, lactantes e pessoas que já fazem uso de medicamentos para regular a pressão arterial. Da mesma forma, devido a seu efeito sedativo, a bebida também não é recomendada para indivíduos que fazem uso de medicamentos para insônia e ansiedade.

Agora que você aprendeu como cultivar capim-limão aproveite todos os benefícios dessa planta perfumada!

Veja também: Chá de capim-limão ajuda a dormir melhor e até no tratamento de doenças; veja só

As 5 PLANTAS mais FÁCEIS de cuidar para você ter em CASA!

Clica aqui e conheças outras plantas lindas para cultivar!

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1004