Semente de Girassol: conheça 10 benefícios de se consumir com frequência

De antemão, o girassol é uma planta que pode ser aproveitada de diversas maneiras. Isso se dá por causa do óleo de girassol, que é empregado tanto na culinária quanto em produtos de beleza. Porém são as sementes que da planta que dão origem a esse óleo tão benéfico. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar os benefícios do consumo da semente de girassol para a saúde.

À primeira vista, poucas pessoas estão acostumadas com o consumo das sementes de girassol. Com isso, talvez você tenha um leve receio de incluir elas em sua alimentação, até mesmo porque é bastante comum ver essas sementes sendo usada para alimentar pássaros. Contudo, vale a pena perder esse preconceito pois, conforme fora dito, o óleo de girassol, que é tão cobiçado pelos seus benefícios, só existe por causa dessas semente.

10 benefícios da semente de girassol

  1. Reduz o colesterol: a princípio, consumir as sementes de girassol pode ser uma boa forma de evitar o acúmulo do colesterol ruim nas artérias, que pode levar a complicações cardiovasculares sérias.
  2. Melhora a saúde da pele: o óleo de girassol é bem conhecido pelos seus benefícios para a pele. Porém esses benefícios também podem ser aproveitados pelas sementes, que fornece muita vitamina E.
  3. Tem efeito cicatrizante: sob o mesmo ponto de vista, outro efeito conhecido do óleo de girassol é a ação cicatrizante. Ela também está presente nas sementes, e pode ser muito útil para quem quer ter uma recuperação de ferimentos mais rápida.
  4. Riqueza em fibras: de maneira geral, as fibras são compostos muito importantes para o funcionamento do intestino. Elas favorecem a saúde intestinal, e combatem problemas como a constipação.
  5. Ajuda a emagrecer: outro benefício das fibras é que elas garantem uma sensação de saciedade. Logo, isso permite com que você possa se sentir mais satisfeito com menos comida.
  6. Abre o apetite: não só as sementes melhoram a saciedade, como elas também abrem o apetite. Com isso, ela é proveitosa tanto para quem quer emagrecer, quanto para quem está com dificuldade de comer.
  7. Tem ação antioxidante: o selênio, presente nas sementes, age como um forte antioxidante no corpo. Esse efeito é de extrema importância para combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce.
  8. Favorece o sistema nervoso: as sementes possuem uma quantidade considerável de magnésio, um mineral que está diretamente ligado ao funcionamento do sistema nervoso e prevenção de enxaquecas.
  9. Ajuda na regulação da diabetes: quem sofre de diabetes precisa estar sempre atento com o índice glicêmico dos alimentos. Felizmente, as semente de girassol possuem baixo índice glicêmico, sendo então uma excelente escolha de alimento para diabéticos.
  10. Combate os sintomas da menopausa: por fim, através de fitoesteróis, essas sementes podem ser aliadas para as mulheres no combate dos sintomas causados pela menopausa.

Leia também: Receitas low carb com semente de abóbora para ninguém colocar defeito

Como incluir as sementes no consumo do dia a dia?

Em suma, agora que você conhece os principais benefício da semente de girassol, é necessário procurar por formas de incluir ela na alimentação. Entretanto, para que você realmente possa aproveitar todos esses benefícios, o ideal é que você consuma as sementes diariamente. Ademais, esse consumo precisa ser a longo prazo e, se possível, enquanto elas estiverem frescas.

Sob esse ponto de vista, existem diversas maneiras de aproveitar as sementes na alimentação do dia. No caso, primeira opção é comê-las apenas in natura. Contudo, se isso não for muito do seu gosto, também é possível aproveitar elas em saladas, iogurtes, kefir e até mesmo misturar elas com granola.

Leia mais: Sabonete de Girassol: para que ele serve? Como usá-lo corretamente?

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915