Tudo sobre a Cebola: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

A cebola é um alimento funcional, rico em vitamina A, B e C, ferro, potássio e cálcio, além de possuir substâncias que auxiliam na prevenção de diversas doenças do coração, diabetes e câncer. A hortaliça melhora o sistema imunológico e fortalece um organismo como um todo.

A cebola é uma das hortaliças mais consumidas em todo o mundo, ela é de origem asiática e pertence à família Liliáceas. O consumo de produtos na época correta proporciona uma alimentação ainda mais saudável, além de ser mais econômico. Diante disso, a melhor época para a compra da cebola acontece entre janeiro e fevereiro, é nesse período em que começa a colheita, transformando esses alimentos em uma opção mais viável.

Benefícios da cebola

A cebola é um alimento funcional, rico em vitamina A, B e C, ferro, potássio e cálcio, além de possuir substâncias que auxiliam na prevenção de diversas doenças do coração, diabetes e câncer. A hortaliça melhora o sistema imunológico e fortalece um organismo como um todo.

Também é muito importante ressaltar que a cebola é rica em flavonóides e possui poder anti-inflamatório e antioxidante, podendo ser uma grande aliada na prevenção de doenças do sistema respiratório, nervoso e circulatório.

Veja também: Chá de casca de cebola combate a gripe e envelhecimento precoce; conheça outros benefícios

Como escolher cebola na hora de comprar

Benefícios da cebola
Benefícios da cebola – Imagem: Pixabay

As cebolas são encontradas em diversas cores e tamanhos, porém é muito importante estar atento à aparência de todas elas. Na hora de escolher, o ideal é observar se ela possui uma casca firme e brilhante, pois a casca escura e com pontos pretos é um sinal de fungo. Evite escolher cebolas murchas, com broto ou melada. Para saber se ela está firme, basta apertar sua extremidade superior com o polegar, caso ela esteja “fofa” significa que está estragada.

Como armazenar cebola na sua casa

A cebola é uma grande aliada na preparação de pratos e existem dicas valiosas na hora de armazená-la. O ideal é guardar em um local seco e arejado e evitar as baixas temperaturas, pois transformam o amido da cebolas em açúcar, fazendo com que elas estraguem mais rápido. Caso sobre pedaços do vegetal, o correto é armazená-los na geladeira em um pote fechado e consumi-la em no máximo dois dias, pois depois desse tempo ela começa a ficar mole e com um cheiro desagradável.

Como higienizar o alimento

Para realizar o consumo de qualquer alimento, a higienização sempre deve acontecer antes do preparo. No caso da cebola, existem algumas formas para realizar essa higienização. A melhor maneira de lavar a cebola é retirando suas folhas externas e mergulhando o bulbo em uma solução com água e algumas gotas de água sanitária por cerca de 10 minutos. Vale ressaltar que o ideal é que a cebola seja lavada apenas quando for utilizada e na quantidade necessária, pois a lavagem antecipada faz com que ela estrague mais facilmente.

Qual é a melhor forma de consumo

A participação da cebola nas refeições é muito comum na cozinha e ela oferece diversas combinações e maneiras de prepará-la. Caso queira consumir crua, por exemplo, o correto é em conserva ou nas saladas. Já se deseja consumir frita, ela pode ser usada como aperitivo, um exemplo são os anéis de cebola. O mais comum é a cebola refogada em molhos, junto do arroz ou para o preparo de outros alimentos.

Veja também: Por quanto tempo pode deixar alho e cebola processados na geladeira?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação