Conhece os benefícios da soja? E os malefícios? Saiba tudo

Entenda quais são as principais influências que a soja tem no nosso corpo

Atualmente, a soja é um dos produtos mais produzidos e exportados no Brasil. Seu consumo dentro e fora do país é muito grande e diversos. Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem tantos malefícios quanto benefícios da soja. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, saiba quais são os malefícios e benefícios da soja, e qual a melhor forma de consumi-la.

A princípio, é possível notar que a soja está presente em grande parte das dietas saudáveis que as pessoas costumam adotar. De fato, existem propriedades nela que podem ser muito proveitosas para a saúde. Entretanto, é preciso fazer algumas ressalvas sobre seu consumo, pois mesmo que ela pareça ser um alimento simples, ela pode ser um problema em alguns casos.

Principais benefícios da soja para a saúde

Melhora a saúde dos ossos

O consumo da soja reduz o nível de cálcio que expelimos através da urina, permitindo que esse nutriente seja melhor aproveitado para os ossos.

Controla os níveis de colesterol e glicose

Através de fibras e antioxidantes, é possível aproveitar a soja para diminuir tanto o LDL, quanto o colesterol total e triglicerídeos. Ademais, ela também pode ser empregada para regular a glicose do sangue.

Combate sintomas da TPM e menopausa

A soja ajuda a regular alguns dos níveis hormonais responsáveis pelos sintomas da menopausa e TPM através da isoflavona.

Ajuda com a aparência da pele

Por incrível que pareça, a soja estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno no corpo, dois compostos muito benéficos para a saúde e aparência da pele.

Fornece proteção para o coração

Outro importante benefício da soja é o aumento da proteção do coração contra hipertensão, aterosclerose e doenças cardiovasculares.

Previne cânceres

Sob o mesmo ponto de vista, a soja também age como um antitumoral, função que pode ser aproveitada para prevenir determinados tipos de cânceres.

Leia mais: Jiló: entenda os riscos e benefícios e saiba como consumir de forma saudável

De que forma a soja pode ter malefícios?

De maneira geral, um dos principais problemas da soja é que ela possui muitos antinutrientes. Estes por sua vez são compostos frequentemente presentes em alguns vegetais, e que prejudicam muito a absorção de outros nutrientes pelo nosso corpo. No caso da soja, por exemplo, o seu consumo pode fazer com que tenhamos uma necessidade maior por vitaminas do que o normal.

Sob o mesmo ponto de vista, os antinutrientes da soja também podem ser um grande problema para pessoas que usam ela como fonte de proteínas para ganhar músculos. Isso ocorre pois, apesar da soja ser bem rica em proteínas, os seus antinutrientes dificultam a absorção e aproveitamento delas, enganando as pessoas sem elas saberem.

Ademais, em alguns casos, esses mesmos compostos podem ser responsáveis por reações alérgicas. Outro dado alarmante é sobre alguns poucos estudos científicos que mostram que o consumo excessivo de soja por crianças pode induzir a puberdade precoce, pois, a mesma isoflavona benéfica para mulheres na menopausa, não é tão interessante para meninas. Portanto, não é recomendado oferecer derivado de soja para crianças.

Qual a melhor forma de consumir a soja?

Existem diversas fontes de soja para serem aproveitadas na cozinha. Farinhas, grãos e carne de soja, por exemplo, são bastante comuns na alimentação das pessoas. Porém, também vale mencionar que existem leite, queijos, iogurtes, tofu e molhos que são a base de soja. Com essa variedade em mente, o mais importante é que você consuma cerca de 85g de soja diariamente.

Leia mais: Caju tem seus benefícios, mas deve ser consumido com moderação; entenda o motivo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação