Benefícios do Cupuaçu: conheça as vantagens de consumir essa fruta

Saiba o quão proveitoso o cupuaçu pode ser para sua saúde

Talvez você já tenha ouvido falar no cupuaçu, uma fruta bem típica do Brasil. Por ser mais regional, poucas pessoas acabam consumindo ela, especialmente em comparação com frutas mais populares, como a maçã e banana. Consequentemente, poucas pessoas acabam aproveitando os benefícios que o cupuaçu oferece. Portanto, venha com o SaúdeLab e saiba mais sobre os benefícios do cupuaçu para a saúde e os cuidados necessários ao se consumir

Sem dúvidas, as frutas são um dos tipos de alimentos mais saudáveis que existem, visto que elas são extremamente nutritivas no geral. Portanto, é difícil de acreditar que uma fruta como o cupuaçu possa oferecer algum mal para o nosso corpo. Contudo, é preciso ter em mente que, mesmo quando se trata de alimentos saudáveis, existem casos  cenários em que ele pode ser mais prejudicial do que vantajoso.

Tabela Nutricional do Cupuaçu

Para entender melhor os benefícios e malefícios do cupuaçu, primeira coisa a se fazer é analisar sua tabela nutricional. Aqui, utilizamos a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos lançada em 2011 pela USP. Portanto nela, podemos observar que 100 gramas de cupuaçu cru possui:

  • Energia: 49 Kcal;
  • Proteína: 1,2 g
  • Lipídios: 1,0 g
  • Colesterol: 0 mg
  • Carboidratos: 10,4 g
  • Fibra alimentar: 3,1 g

O cupuaçu é uma fruta rica em fibras,  portanto é um ótima opção para dietas em geral. Aliás, cada 100 gramas de cupuaçu tem 10,4 gramas de carboidrato, sendo possível consumi-la na dieta low carb, mas sem exageros, é claro.

Leia também:  Jiló: entenda os riscos e benefícios e saiba como consumir de forma saudável

Principais benefícios do cupuaçu

Riqueza em vitaminas

Uma das maiores qualidades do cupuaçu é a sua riqueza em vitaminas, especialmente vitaminas A, C e do complexo B. Quando elas estão em conjunto, são capazes de atuar positivamente em diversos setores do nosso organismo.

Melhora o metabolismo

Outra grande vantagem do consumo do cupuaçu, é que a fruta pode acelerar o seu metabolismo. Consequentemente, a queima de gorduras e perda de peso são estimulados.

Fortalece o sistema cardiovascular

Os componentes da fruta beneficiam o sistema cardiovascular de diversas formas. Por exemplo, a fruta ajuda a controlar a pressão arterial e o colesterol, e exerce uma ação anti-inflamatória e antioxidante, que podem prevenir problemas nesse sistema.

Combate o envelhecimento precoce

Os antioxidantes são muito populares pelas melhorias que eles conferem para os cabelos e para a pele. Tais melhorias são obtidas através do combate dos radicais livres, realizado justamente pelos antioxidantes.

Aprimora a saúde do intestino

Através de fibras, na forma de pectina, o cupuaçu consegue melhorar consideravelmente a saúde da microbiota intestinal.

Melhora os processos digestivos

Também por meio das fibras, a fruta pode facilitar e auxiliar na digestão dos alimentos que consumimos.

Malefícios que o cupuaçu pode oferecer para a saúde

De antemão, assim como é com todos os alimentos, o cupuaçu só representa um problema para a saúde quando consumido em quantidades além do ideal. No caso, os principais efeitos do consumo excessivo de cupuaçu estão relacionados ao intestino. Geralmente, costuma causar problemas como cólicas, constipação, indigestão, diarreia e outros sintomas similares.

Como consumir o cupuaçu da melhor forma?

Por fim, o cupuaçu é o tipo de fruta que pode ser inteiramente aproveitado. Sua casca e folhas, por exemplo, possui utilidade médica e botânica. Entretanto, no que se refere ao seu consumo em, ele pode ser consumido in natura, ou utilizado em sucos e outros preparos simples.

Por outro lado, existem diversas receitas mais complexas que também utilizam a fruta. A grande maioria são sobremesas e doces, que recebem um sabor especial com esse ingrediente. Sob esse ponto de vista, é necessário dar destaque ao cupulate, uma receita que serve como alternativa para o chocolate tradicional, e que é feita a partir do cupuaçu.

Leia mais: Descubra benefícios e malefícios do pimentão e saiba como consumir na dieta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação