Benefícios do Gengibre: conheça 10 motivos para ter ele sempre a mão

Sem dúvidas, o gengibre é um ingrediente bastante único na culinária, mas isso não se dá apenas pelo seu sabor. Na verdade, ele é amplamente conhecido e usado pelos benefícios e propriedades que ele possui. Por isso ele acaba sendo empregado em diversos tipos de comidas e bebidas. Dito isso, o SaúdeLab vai te apresentar 10 benefícios do gengibre, e ensinar os cuidados para usar corretamente.

De antemão, os benefícios do gengibre são bastante extensos, o que permite que ele seja incluído em uma entrada de alimentos e produtos. Entretanto, apesar de suas propriedades serem conhecidas a muito tempo, nem todo mundo sabe como aproveitar os benefícios que elas oferecem para a saúde.

Principais benefícios do gengibre

  • Ajuda no emagrecimento: por incrível que tolera, o gengibre pode ser um aliado para quem deseja emagrecer. Ele é capaz de diminuir a produção do cortisol, que aumenta o acúmulo de gordura e a queima de músculos.
  • Funciona como antioxidante: a princípio, o gingerol é um dos principais compostos do gengibre. Ele, assim como outros componentes, é um forte antioxidante, importante para combater os radicais livres.
  • Melhora o sistema imunológico: os antioxidantes do gengibre também são importantes para a nossa imunidade. No caso, eles conferem uma maior proteção contra doenças leves, como resfriados.
  • Tem ação anti-inflamatória: além de antioxidante, o gingerol tem efeito na cascata inflamatória do nosso organismo. Com isso, ele pode combater doenças inflamatórias diversas, especialmente as articulares.
  • Diminui dores: graças ao efeito anti-inflamatório, o gengibre muitas vezes pode ser empregado para combater dores, sendo mais eficiente contra dores musculares.
  • Combate cânceres: uma combinação de ações antioxidantes e anti-inflamatórias faz do gengibre um auxiliar no combate de certos tipos de câncer, como o de próstata ou colorretal.
  • Favorece a digestão: o gengibre possui a capacidade de estimular a forçar o ácido clorídrico no estômago, componente importante para o funcionamento do processo digestivo.
  • Combate náuseas: diversas condições de saúde podem causar náuseas, vômitos e ânsias. Entretanto, todos esses sintomas podem ser reduzidos através do gengibre.
  • Melhora a respiração: de antemão, é muito comum as pessoas usarem gengibre quando estão resfriadas ou gripadas. Isso se dá pelo fato de que ele tem um efeito descongestionante muito proveitoso.
  • Reduz o colesterol: outro grande benefício do gengibre é que ele reduz os níveis de colesterol ruim. Consequentemente, ele reduz o acúmulo de colesterol nos vasos, o que é bom para o sistema cardiovascular.

Leia mais: Confira 03 receitas com gengibre para pele ficar radiante

Cuidados importantes ao usar o gengibre

Por fim, tendo em mente os diversos benefícios do gengibre para a saúde, você provavelmente já está pensando em como incluir ele no seu dia a dia. Entretanto, vale ressaltar que o gengibre é um ingrediente de sabor bem forte, podendo até mesmo ser ardido se consumido puro e em grande quantidade. Ou seja, utilize ele com moderação para não agradar seu paladar.

Dito isso, existem três formas principais de usar o gengibre, sendo elas in natura, em pó e cozido. No caso, o gengibre em pó costuma ser o mais forte, enquanto o cozido costuma ser mais leve. Em relação aos usos dele em comidas, é possível aproveitá-lo em bebidas, como sucos de frutas, sucos detox e chás, e pratos com carne, especialmente os que levam molhos ou curry.

Leia mais: Quer emagrecer? Aposte no chá de gengibre e veja os inúmeros benefícios

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915