Book Appointment Now
08 incríveis benefícios do salsão para a saúde da família: como usar e diferenciá-lo?
A princípio, os vegetais possuem um espaço incontestável na alimentação, para a manutenção de uma boa saúde. O salsão, por exemplo, é capaz de oferecer diversos tipos de benefícios. Contudo, além dele ser facilmente confundido com outros vegetais, é preciso saber como usá-lo corretamente. Sendo assim, o SaúdeLab vai te apresentar os benefícios do salsão, e te ensinar a reconhecer e usar ele.
À primeira vista, é possível notar que o salsão de fato apresenta uma aparência bastante genérica entre os vegetais. Por isso muitas pessoas têm uma certa dificuldade em identificá-lo quando vão a feira ou mercados. Contudo, os benefícios do salsão são muito diversos, e não deveriam ser perdidos por causa dessa confusão.
Principais benefícios do salsão
Primeiramente, antes de aprender as formas de identificar e preparar, conheça alguns dos muitos benefícios do salsão na lista a seguir:
- Aumento na resistência e proteção da parede do estômago, dando mais proteção contra problemas gástricos.
- Elevada quantidade de fibras, que ajudam a regular o intestino, especificamente na evacuação.
- Presença de minerais diversos, que ajudam a regular o pH do organismo.
- Grandes quantidades de antioxidantes, conferindo uma maior proteção contra radicais livres no nosso corpo, resistência contra certas doenças, e combate ao envelhecimento.
- Ação anti-inflamatória, que pode ajudar a combater doenças como gota e artrite.
- Saúde do homem: aumenta a produção de testosterona e o ganho de massa magra
- Saúde da mulher: reduz inchaço e alivia TPM.
- Rico em Cálcio, Fósforo, Sódio, Potássio, Vitaminas (A, B, C, E e K).
Dicas para poder identificar o salsão
Agora que você já conhece os benefícios do salsão, é preciso aprender a diferenciar ele de outros vegetais. Uma das confusões mais comuns é em relação ao nome dele. O salsão também pode ser chamado de aipo, o que leva algumas pessoas a pensarem que se trata de um vegetal diferente, sendo que não é o caso.
Sob o mesmo ponto de vista, o salsão também é comumente confundido com a salsa ou salsinha. Apesar dos nomes similares, eles são bem diferentes, sendo possível diferenciá-los pelo talo, cheiro e tamanho das folhas. No caso, o salsão apresenta um talo maior e mais grosso do que a salsinha, e seu o cheiro é bem mais acentuado. Quanto as folhas, elas são mais grossas e maiores.
Como aproveitar os benefícios do salsão e usar corretamente?
Para poder aproveitar todos os benefícios do salsão, é preciso saber utilizá-lo de maneira criativa. Em relação as receitas, aproveite-o em sopas, saladas, sucos detox, sanduíches e, por aí vai.
O maior cuidado nesse aspecto é na verdade em relação a escolha e limpeza do vegetal. Logo, quando você for comprar o salsão, observe bem o aspecto do talo. Busque comprar aquele que estiver mais firme, pois isso significa que a água e nutrientes deles estão mais preservados.
Ao mesmo tempo, busque reparar as folhas, evitando as que estiverem amareladas ou queimadas, pois estes são sinais de um vegetal velho.
Por fim, em relação a limpeza do salsão, o primeiro passo é lavá-lo sob água corrente. Em seguida, corte cerca de dois dedos do final do talo, o qual pode ser reaproveitado para plantio. Por fim, como todo o salsão pode ser utilizado na cozinha, basta cortar o talo e folhas de acordo com sua escolha de uso.
Leia mais: Principais tipos de cogumelos que consumimos no Brasil e seus benefícios
Fique atento aos 10 ERROS que aumentam o risco de CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR
Você sabia que a maior parte das intoxicações alimentares são provenientes de maus hábitos no manuseio dos alimentos?
Não corra esses riscos e siga as dicas do vídeo a seguir.