A carambola faz mal? Conheça os benefícios e os malefícios da fruta

A princípio, você provavelmente já comeu, ou ao menos ouviu falar da carambola. Quando comparada a outras frutas, como maçã e banana, ela é bem menos popular e consumida. Consequentemente, poucas pessoas acabam conhecendo as suas propriedades. Portanto, venha com o SaúdeLab, saiba se a carambola faz mal e conheça os benefícios da fruta.

De antemão, sabemos que as frutas são extremamente importantes para o nosso organismo. São elas que fornecem muitos do nutrientes que o corpo funciona para ter um funcionamento saudável. Entretanto, isso não significa que elas não possam oferecer algum malefícios. Sob esse ponto de vista, é importante entender se uma fruta como a carambola faz mal de fato antes de consumi-la.

Tabela Nutricional da Carambola

Para entender melhor os benefícios da carambola é necessário conhecer a sua tabela nutricional, como base utilizamos a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos de 2011, nela podemos observar que, cada 100 gramas de carambola possui:

  • Energia: 46 Kcal;
  • Proteínas: 0,9 g;
  • Lipídeos: 0,2 g;
  • Colesterol: Não possui;
  • Carboidratos: 11,5 g
  • Fibra alimentar: 2,0 g

Ao observar a tabela nutricional podemos dizer que a carambola é um fruta que pode ser incluída na dieta low carb, não entanto seu consumo deve ser moderado para que não se extrapole a meta diária de carboidratos.

Principais benefícios da carambola

Fibras

Através da riqueza em fibras, a carambola promove uma maior saciedade após as refeições. Dessa forma, o consumo dela favorece o emagrecimento. Ao mesmo tempo, essas mesmas fibras ajudam na formação das fezes e evacuação das mesmas, fazendo com que a fruta possa ser muito proveitosa por quem tem prisão de ventre. Também com a ação das fibras, é possível reduzir a velocidade em que o nosso organismo absorve carboidratos. Com isso, a glicose do nosso sangue pode ser controlada com maior eficiência, prevenindo e manejando a diabetes.

Vitamina C e Flavonoides

Juntamente com as fibras, a vitamina C, e flavonoides que possuem ações antioxidantes, ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares.

Fortalece a Imunidade

Outra grande vantagem dos antioxidantes da carambola, é que eles conferem melhorias no funcionamento do sistema imunológico. Sob esse ponto de vista, as pessoas que consomem a fruta acabam tendo uma maior prevenção contra cânceres e outras doenças.

Promove a hidratação

A riqueza em água, que também ajuda no emagrecimento, e potássio, favorecem a eliminação do sódio, a fim de evitar a hipertensão e outros problemas similares.

Leia mais: Carambola tem substância neurotóxica sintetizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo

A carambola faz mal para a saúde de alguma forma?

Tendo em mente os benefícios da fruta, é preciso conhecer os casos em que a carambola faz mal de fato para a saúde. Primeiramente, ela possui um composto denominado ácido oxálico. Este por sua vez, tem a tendência de se combinar com o cálcio e o magnésio. Dependendo da quantidade, se a fruta não for consumida juntamente com uma fonte de um desses dois minerais, essa combinação é feita no nosso sangue, podendo causar cálculos renais.

Por outro lado, existe outro composto na fruta que também é muito preocupante. No caso, se trata da caramboxina, que é um tipo de neurotoxina. Ou seja, é um químico que prejudica a saúde do nosso cérebro de sistema nervoso. Geralmente, essa neurotoxina é filtrada no nosso trato urinário. Contudo, pessoas quem possuem problemas renais podem não fazer essa filtração, permitindo que a toxina chegue até o cérebro, onde ela pode ser até mesmo letal. Portanto, pessoas com problemas renais NÃO DEVEM CONSUMIR A FRUTA.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

É possível consumir a carambola de forma segura?

Apesar de haver casos em que a carambola faz mal de fato, não significa que ela deva ser completamente excluída de sua alimentação. Afinal, ela também oferece benefícios muito proveitosos para a saúde. Portanto, a solução para esse problema é apenas consumir a fruta com bastante moderação. Um única unidade por dia, mas não todos os dias, permite um consumo seguro. Entretanto, por causa da neurotoxina, o consumo deve ser muito mais evitado se você sofre com problemas renais.

Leia mais: Caldo de Cana engorda? Diabético pode tomar? Saiba tudo sobre a bebida

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915