Beterraba: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

A beterraba é rica em vitamina C, flavonoide, caroteno e betalaína.

A beterraba é uma hortaliça que pertence à família chenopodiaceae, a mesma do espinafre e da acelga. Originária do norte da África e da Europa, são alimentos típicos de regiões com climas temperados. No Brasil os maiores produtores do alimento são os estados de: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A colheita da beterraba ocorre 70 dias após a semeadura. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Veja todos os benefícios da beterraba

A beterraba é rica em vitamina C, flavonoide, caroteno e betalaína, antioxidantes que são responsáveis pelo combate de radicais livres no organismo, prevenindo danos às células saudáveis do corpo e ajudando na prevenção contra o câncer.

O vegetal ajuda a diminuir a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, mantém a saúde dos músculos, protege o sistema nervoso, previne o envelhecimento precoce, controla o colesterol, previne o câncer e problemas no fígado.

Um fato curioso sobre a beterraba é que ela tem sido usada há séculos como corante natural, graças à sua pigmentação vermelha intensa. Na Roma Antiga, ela era usada para tingir roupas, enquanto no século XIX, a beterraba foi usada como fonte de açúcar antes da cana-de-açúcar se tornar mais amplamente disponível. Também é versátil na culinária, podendo ser assada, cozida, grelhada ou até mesmo consumida cru em saladas e sucos.

Como escolher na hora de comprar

As beterrabas devem ser escolhidas quando estiverem bem firmes, com cor viva e de tamanho médio. Sua casca deve estar lisa, com folhas vivas e sem rachaduras, pois este é um sinal de que o legume está fresco e bom para o consumo.

O tamanho da beterraba deve ser levado em conta, pois as de tamanho pequeno e médio tendem a ser mais ternas e muito mais fáceis de cozinhar.

Veja também: Beterraba pode na low carb? Conheça os segredos desse alimento para a dieta

Como armazena-las de maneira correta

A beterraba pode ser mantida em geladeira por até 15 dias dentro de um saco plástico perfurado. Quando descascada, ralada ou picada, deve ser mantida entre três a quatro dias em geladeira, dentro de um pote com tampa ou embalagem plástica.

Ela, quando ralada, não deve ser congelada, pois a mesma perderá o sabor e sua cor original.

Leia mais: Pode congelar a beterraba cozida? Descura a melhor maneira de fazer sua conservação

Como higienizar a beterraba

Três etapas compõem a limpeza: lavagem, higienização e enxágue. Primeiro, água corrente, sabão ou detergente devem ser usados para lavar. Depois disso, adicione as beterrabas à água contendo hipoclorito de sódio (água sanitária), e deixe de molho por 15 minutos.

Então, o terceiro passo, que envolve o enxágue, deve-se enxaguar adequadamente os alimentos. Aliás, este processo de limpeza em três etapas, que inclui lavagem, higienização e enxágue, é o mesmo para todos os alimentos.

Veja também: Como cozinhar beterraba sem que ela perca seus nutrientes e sabor? Confira!

Maneiras de consumir a beterraba

A beterraba é um alimento muito versátil, podendo ser consumida de forma crua, cozida, fria ou quente. Assim, muitas pessoas utilizam esse legume para fazer sopas, saladas, assados, grelhados, sucos, cozidos, enfeitar pratos, molhos e em dietas detox.

Veja também: 4 benefícios da beterraba para o cabelo e como usar; seus fios nunca mais serão os mesmos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação