Beterraba faz mal para diabetes? Descubra se é mito ou verdade

A princípio, a beterraba até pode dividir opiniões quanto ao seu sabor. Porém, seus benefícios para a saúde são inquestionáveis. Ela oferece muitos nutrientes para o nosso organismo e possui propriedades bem proveitosas. Mas será que o consumo dela é seguro para diabéticos? Se você também tem essa dúvida, venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que a beterraba faz mal para diabetes.

Por muito tempo houve diversos mitos sobre quais comidas os diabéticos podem ou não comer. Atualmente, graças à incontáveis estudos científicos, temos muitos mais noção sobre as restrições alimentares dos diabéticos. Contudo muitos dos mitos ainda persistem, já que são dizeres populares. Consequentemente as pessoas ainda possuem questionamentos sobre a segurança de diversos alimentos, como é o caso da beterraba.

Características gerais da beterraba

Primeiramente, antes de falar se a beterraba faz mal para diabetes, vale conhecer um pouco sobre os nutrientes e composição dela. Por exemplo, ela é uma fonte de minerais importantes, como o zinco, ferro, cálcio, potássio e magnésio e manganês, e contém vitaminas A, C e do complexo B. Ademais, ela possui uma quantidade considerável de proteínas diversas, fibras e carboidratos.

O conjunto desses nutrientes permite que a beterraba seja muito bem aproveitada pelo organismo. No caso, o vegetal confere proteção ao coração, pulmões, fígado e sistema nervoso. Ele também fortalecer a nossa imunidade, e combate condições de saúde como a anemia e hipertensão. Entretanto, como o nosso foco é explicar se a beterraba faz mal para diabetes, temos que voltar nossa atenção para a quantidade de carboidratos dela.

Leia mais: Beterraba pode na low carb? Conheça os segredos desse alimento para a dieta

Beterraba faz mal para diabetes ou não?

Em termos gerais, a diabetes é uma condição de saúde que afeta a produção e aproveitamento da insulina, hormônios produzido pelo organismo para controlar os níveis de glicose no sangue. O principal composto responsável por aumentar a glicose é o carboidrato. Por isso as pessoas diabéticas devem evitar ou reduzir o consumo de alimentos ricos em carboidratos, e infelizmente a beterraba é uma fonte deles.

No caso, o problema da beterraba para os diabéticos não é apenas a quantidade de carboidratos, até mesmo porque ela não é exageradamente grande. A beterraba também possui um índice glicemico bem alto. Ou seja, os carboidratos que ela fornece são abosorvidos rapidamente, levando ao aumento quase imediato da glicemia quando consumida. Portanto, a beterraba pode fazer mal sim para a diabetes se houver excessos.

Não precisa excluir a beterraba do cardápio

Mesmo tendo alguns problemas, não dá para afirmar que a beterraba faz mal para diabetes sempre, como se isso fosse algo característico dela. Ela só representa um perigo real se for consumida em excesso, e isso vale para uma infinidade de alimentos, independente de se a pessoa for diabética ou não. A diferença é que quem tem diabetes precisa ter um pouco mais de moderação que o normal.

Sendo assim, se você sofre de diabetes e gosta muito de beterraba, não precisa se preocupar em ter que excluir ela da sua alimentação. Basta ter moderação no consumo e equilibrar ela com os outros carboidratos do seu dia a dia. Inclusive  acrescentar a beterraba em saladas, usá-la para substituir arroz e massas, ou até mesmo aproveitá-la para fazer um suco pode beneficiar muito a sua saúde.
Leia mais: Como cozinhar beterraba sem que ela perca seus nutrientes e sabor? Confira!

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915