É possível uma pessoa com biotipo ectomorfo engordar? Entenda

De antemão, existem algumas pessoas que têm certa dificuldade em ganhar peso. Isso pode ser causado por diversos motivos, porém um dos que mais merece atenção é o biotipo do corpo. No caso, quem possui um corpo do tipo ectomorfo costuma precisar de um grande esforço para pode ganhar peso. Se você é uma dessas pessoas, venha com o SaúdeLab e saiba o que é necessário fazer para um ectomorfo engordar.

Sem dúvidas, a grande maioria das pessoas, especialmente as que estão buscando emagrecer, gostariam que fosse mais difícil para elas ganharem. Contudo, o que parece ser algo benéfico para a aparência, pode ser um grande incômodo e obstáculo para quem tem um corpo ectomorfo. Felizmente, existem formas e dicas eficientes para que essas pessoas possam controlar melhor seu peso e aparência.

O que significa ter um corpo ectomorfo?

Antes de mais nada, para poder falar sobre os hábitos e dicas que vão permitir um ectomorfo engordar, é preciso antes compreender essa classificação. No caso, se trata de um biotipo de corpo, que determina a forma dele através da sua massa muscular, gordura, metabolismo e estrutura óssea. Existem outros biotipos diferentes, e cada um possui suas particularidades.

De maneira geral, um corpo ectomorfo costuma apresentar uma estrutura óssea mais fina, especialmente nas pernas, metabolismo muito acelerado, falta de apetite e agitação. A união dessas e outras características faz com que uma pessoa com o corpo ectomorfo tenha a tendência de ganhar menos peso, incluindo massa muscular. Logo, o perfil de alguém ectomorfo é mais magro e leve.

Leia mais: Corpo endomorfo: conheça características e cuidados no controle do peso

Principais passos para um ectomorfo engordar

  • Treine os membros inferiores: conforme fora dito, o ectomorfo é um biotipo de corpo mais leve e magro. Seu desempenho físico é mais adaptado e desenvolvido para os membros inferiores, conferindo uma qualidade de velocista. Sendo assim, é necessário focar em exercícios que favoreçam essa questão.
  • Evite proteínas em excesso: apesar de ser essencial para o ganho de massa muscular, as proteínas favorecem um gasto calórico maior. Portanto, para um ectomorfo engordar, ele deve reduzir seu consumo de proteínas.
  • Alimentação mais calórica: por ser um biotipo mais ativo e com um metabolismo rápido, a alimentação de um ectomorfo necessita ser mais calórica que o normal.
  • Consumo de carboidratos: enquanto os carboidratos são os vilões das dietas de muitas pessoas, a demanda por eles nos ectomorfos é muito maior.
  • Inclua gorduras com moderação: por incrível que pareça, até alguns tipos de gorduras podem ser inclusas na alimentação de um ectomorfo. Entretanto, é preciso que seja uma boa fonte, e o consumo delas deve ser m

Nunca deixe de consultar um nutricionista

Por fim, por mais que as dicas acima possam ser essenciais para um ectomorfo engordar, é muito importante que você sempre acompanhe um nutricionista. Afinal, é ele quem irá analisar o seu biotipo com maior precisão, e determinar uma dieta e recomendações a partir disso.

Leia mais: Corpo mesomorfo: conheça o biotipo e cuidados com dieta para silhueta perfeita

O ano começou. Para a maioria das pessoas, a aposta na Mega Sena da Virada não rendeu os frutos esperados, as ceias e comemorações das festas renderam mais quilos e calorias do que o desejado e as promessas de começar a fazer atividade física com frequência e afinco ainda correm sério risco de não sair do campo do desejo.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915