Book Appointment Now
Bolhas na boca: o que elas podem ser? Como resolver esse problema?
Você já teve, ou conhece alguém que teve bolhas na boca? Para muitos, esse sintoma pode ser um pouco constrangedor, o que é compreensivo, já que ele é bem aparente. Mas para não correr riscos de saúde, é necessário saber o que ele pode significar. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, veja o que bolhas na boca podem ser, e aprenda a como resolver esse problema.
A princípio, diferente do que muitas pessoas pensam, ter bolhas na boca possui causas bastante diversas. Estas por sua vez podem ser mais ou menos graves entre si. Portanto, saber o que esse sintoma pode ser, as causas dele e suas formas de tratamento é uma questão de saúde muito importante.
O que pode causar bolhas na boca?
- Herpes labial: essa talvez seja a primeira causa que nos vem a cabeça ao falar desse sintoma. A herpes é consequência de uma infecção viral, e causa bolhas na região dos lábios e ao redor deles. Elas costumam ser bastante dolorosas, e aparecem quando há um desequilíbrio imunológico ou emocional.
- Herpes zoster: a diferença da herpes zoster para a labial é que ela costuma afetar pessoas mais idosas, e as bolhas podem estar presentes nas gengivas e céu da boca.
- Mucocele: é considerada a causa mais comum de bolhas na boca, e costuma ser uma consequência de hábitos de mastigação, impactos na bochecha ou problemas nas mucosas e glândulas salivares. No caso, as bolhas são indolores e possuem um líquido dentro, deixando pequenas feridas se forem estouradas.
- Câncer de boca: assim como outros cânceres, o câncer de boca causa a formação de tumores. Mas também pode levar a formação de bolhas, que são facilmente confundidas com os próprios tumores.
- Herpangina: essa é outro tipo de infecção viral, e que se difere pelas áreas afetadas. As bolhas causadas pela herpangina atingem para além da boca, podendo chegar na garganta, especificamente na faringe.
Leia mais: Machucados e feridas na boca: quando devo me preocupar?
Como fazer para tratar esse sintoma?
A princípio, o tratamento para bolhas na boca varia de acordo com sua causa. A mucocele, por exemplo, na grande maioria das vezes, não requer um tratamento específico. Suas bolhas costumam sumir com o tempo, sendo preciso apenas se atentar com seus hábitos de mastigação e sucção, e quaisquer impactos nas bochechas.
Por outro lado, a herpes labial e zoster, e a herpangina, por serem problemas virais, de fato precisam de algum tipo de tratamento ou medicamento antiviral. Já o câncer de boca pode ser tratado com procedimentos cirúrgicos, quimioterapias e similares.
Orientações médicas e odontológicas são indispensáveis
Por fim, tão importante quanto tratar as bolhas na boca é se prevenir contra elas. Para isso, é muito importante frequentar médicos e dentistas periodicamente. Dessa forma você pode se manter informado constantemente sobre a saúde da sua boca, e dos principais cuidados necessários para mantê-la.
Leia mais: Afta na boca: conheça 5 principais causas e como você pode aliviar a dor