Book Appointment Now
Brócolis tem carboidrato? Saiba mais sobre os seus valores nutricionais
Por mais saudáveis que os vegetais sejam, eles também são fontes de carboidratos. Isso não é necessariamente um problema., mas dependendo da quantidade de carboidratos, talvez o consumo tenha de ser bem moderado. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se o brócolis tem carboidrato, e saiba mais sobre os seus valores nutricionais.
A princípio, o brócolis é capaz de oferecer muitos benefícios para a nossa saúde, graças a variedade de nutrientes que ele apresenta. Porém muito se fala sobre esses nutrientes, como vitaminas e minerais, e pouco sobre os seus carboidratos, gorduras e proteínas. Todos os compostos que um alimento possui em sua composição precisa serem levados em consideração ao incluí-lo na dieta.
Brócolis tem carboidrato ou não?
Conforme fora dito, os vegetais possuem carboidratos, assim basicamente qualquer alimento. Logo, o brócolis tem carboidrato sim. Resta saber qual a quantidade dele, e proporção que os carboidratos tem com alguns dos seus outros componentes. Sendo assim, confira a seguir os valores nutricionais encontrados em 100g de brócolis:
- Carboidratos: 1g
- Gorduras: 0,5g
- Proteínas: 2,1g
- Fibras: 3,4g
Como é possível observar, os carboidratos são muito pouco expressivos no brócolis. A proteínas e fibras, por exemplo, são bem mais presentes, além serem considerados benéficos para a saúde. Ou seja, podemos sim dizer que o brócolis tem carboidrato, mas eles estão longes de ser seu principal nutriente.
Leia mais: Brócolis: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo
Qual o verdadeiro problema dos carboidratos?
De antemão, os carboidratos por si só não representam nenhum perigo para a nossa saúde. Inclusive eles são necessários para a nossa sobrevivência, por servem como uma das fontes de energia do organismo. Mas a partir do momento que consumimos eles em grandes quantidades, aí sim eles passam a ser prejudiciais.
No caso, os carboidratos em excesso promovem o ganho de peso, e elevam os níveis de glicemia do sangue, causando ou agravando a diabetes. Como o brócolis tem carboidrato em baixas quantidades, ele pode ser consumido com muito mais liberdade. Já alimentos industrializados e embutidos, por exemplo, possuem grandes quantidades de carboidratos, e portanto devem ser consumidos com moderação.
Vantagens do brócolis para a nossa saúde
- Melhora a digestão: nos valores nutricionais do brócolis, é possível perceber que ele contém fibras. Elas estão diretamente relacionadas com o bom funcionamento do sistema digestivo, especialmente do intestino.
- Aumenta a imunidade: a presença de vitamina C no brócolis permite com que melhore o nosso sistema imunológico, mantendo o corpo mais bem protegido contra doenças e infecções.
- Conserva a visão: outro composto muito interessante do brócolis é a luteína. Ela é um carotenoide que oferece proteção aos nossos olhos, prevenindo o desenvolvimento de problemas como a catarata.
- Diminui o colesterol: existem alguns compostos antioxidantes no brócolis que impedem a oxidação de gorduras. Esse efeito ajuda a reduzir os níveis gerais do colesterol no corpo.
- É anti-inflamatório: o corpo realiza processos inflamatórios constantemente. Mas o consumo de anti-inflamatórios é importante para impedir que esses processos se desequilibrem e causem problemas de saúde, como é o caso da osteoartrite.
Leia mais: Gel de Carboidrato: O que é, quais seus benefícios e quem deve usar